Master Ambiental elabora projetos de compostagem municipal

Importante passo para a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, o mais recente projeto de compostagem para resíduos orgânicos foi elaborado para o Município de Barbosa Ferraz, no Paraná

compostagem municipalA equipe da Master Ambiental, que já desenvolveu os projetos de compostagem para os municípios paranaenses de Mauá da Serra e Ibaiti, acaba de concluir o projeto de compostagem municipal para o município de Barbosa Ferraz, no noroeste do Paraná.

A implantação de sistemas de compostagem municipais para os resíduos sólidos orgânicos e utilização do adubo produzido são medidas necessárias para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). A compostagem é a destinação ambientalmente adequada para os resíduos orgânicos e minimiza a quantidade de rejeitos aterrados.

Até agosto de 2014 os municípios devem acabar com os lixões a céu aberto e implantar as soluções para os resíduos sólidos urbanos, como a coleta seletiva e a compostagem. Caso contrário, ficarão sem acessos a recursos federais e os agentes públicos poderão ser responsabilizados.

Com 12.656 habitantes, Barbosa Ferraz gera diariamente quase 5 toneladas de resíduos domiciliares úmidos, ou seja, resíduos como restos de comida e lixo de banheiro sem segregação na fonte.compostagem municipal - grafico resíduos spg

A partir do diagnóstico do manejo dos resíduos domiciliares, a Master Ambiental estima que são coletados diariamente 2,7 toneladas de resíduos orgânicos, o que significa que 55,4% dos resíduos produzidos nas casas atualmente são enterrados sem nenhum uso e com a compostagem poderão ser transformados em adubo.

Também são gerados aproximadamente 1346 kg de recicláveis e 841 kg de rejeitos por dia em Barbosa Ferraz. Esses dados são usados para o dimensionamento da compostagem e obtidos por uma técnica de amostragem usualmente chamada de “quarteamento” a qual estima a composição gravimétrica dos resíduos do município, muito utilizada pela equipe da Master Ambiental para monitorar a geração de cada tipo de resíduo nas cidades em que desenvolve trabalhos.

Com uma estimativa da quantidade de cada tipo de resíduo gerado no município, a Master Ambiental elaborou projeto de sistema de compostagem de fácil operação e baixo custo, conforme afirma o cientista ambiental Caio Dalla Zana, analista da Master Ambiental.

“O processo da compostagem, muito utilizado antigamente na zona rural, nada mais é do que um sistema de reciclagem da matéria orgânica, que hoje em dia jogamos fora como se fosse um resíduo sem aproveitamento. Levando em consideração que o peso do resíduo orgânico é em média 50% do total do resíduo municipal, ao realizar a compostagem você já reciclou 50% do seu lixo total”, pondera Dalla Zanna.

O analista complementa que a compostagem diminui a quantidade de chorume gerado na vala de rejeitos, o que reduz o risco de contaminação do solo, do lençol freático e dos rios, além de diminuir a produção de metano nos aterros, amenizando muito o impacto ambiental.

O projeto foi realizado no contexto de uma Central de Tratamento de Resíduos – CTR , que possui aterro sanitário para rejeitos com valas impermeabilizadas, barracão de triagem para resíduos recicláveis e futuramente outro barracão para o sistema de compostagem.

Conforme prevê o projeto, será um sistema de compostagem compacto, com o objetivo de aumentar o controle do processo e a velocidade de produção do composto, dividido em baias, com piso e cobertura. “Cada vez mais isso será importante para os municípios, uma vez que eles devem se adequar a legislação” comenta.

Conforme explica Dalla Zanna, a compostagem tem início na triagem dos orgânicos, com a seleção dos restos de comida. Todos esses resíduos passam para a segunda fase, a estabilização, que, no caso de Barbosa Ferraz, deverá durar em média 70 dias, quando a atividade das bactérias é mais intensa. Nessa fase, a degradação é maior, gera-se mais calor e chorume. “Por isso, a compostagem deve ser areada com maior freqüência, uma vez que as bactérias consomem oxigênio para decompor a matéria orgânica”, explica.

Após a estabilização, a massa da compostagem vai para a fase da maturação, na qual a degradação é mais lenta, com menor produção de chorume e necessidade mínima de areação. Após cerca de três meses em maturação, o composto produzido com os resíduos sólidos urbanos poderá ser aplicado no solo ou comercializado, desde que registrado como de Classe C pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O projeto do município de Barbosa Ferraz inclui projeto arquitetônico do local e memorial de cálculo do dimensionamento para a realidade do município. Também é explicado como deve ser o funcionamento da compostagem, semelhante a um manual, para que os funcionários possam operar de maneira correta o sistema. Após a implantação do projeto, também devem ser realizados treinamentos para os funcionários responsáveis pela operação da compostagem.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários