Construção Sustentável é caminho para economia na construção e operação

Por muitos anos a construção seguiu parâmetros tradicionais na forma de construir. Muito se evoluiu em arquiteturas mais modernas, bonitas e atrativas, mas a predominância dos métodos tradicionais de construção ainda utiliza muita matéria prima e geram muitos resíduos.

São inúmeras caçambas com resíduos muitas vezes misturados que ganham como destino os aterros. São materiais desperdiçados que poderiam ser aplicados a obra. Ao irem para aterro o prejuízo é grande e nem é calculado, não gerando economia na construção.

É importante pensar que o desperdício abrange a soma do custo do material, da mão de obra e do valor do aterro.Você pode ler mais sobre o desperdício de material e mão de obra aqui.

Então, o que fazer?

Construção sustentável = economia na construção e operação

A construção sustentável investe tempo no planejamento completo da obra de modo a adquirir somente o material que será utilizado, sem desperdício.

Um canteiro de obras organizado, com gestão correta de resíduos, colabora para a menor geração de resíduos. A separação na fonte facilita a destinação correta dos resíduos e muitas vezes é possível até reutilizar esses resíduos no próprio canteiro de obras.

A construção sustentável inicia no planejamento de uma obra e busca a sinergia das áreas para tornar o empreendimento rentável principalmente na operação.

Por exemplo, a construção sustentável leva em conta o conforto térmico  e a eficiência energética do edifício. Empreendimento posicionado corretamente em relação ao sol, utilização de vidros corretos, iluminação e ventilação natural, resultado conforto térmico perfeito e menor utilização de equipamentos de ar condicionado, são medidas que diminuem o custo com energia em longo prazo. Precisa de mais exemplos de construção sustentável? Baixe nosso e-book sobre o assunto!

Quer economia na construção? Adote a construção sustentável para o seu negócio. Entre em contato, a Master Ambiental tem uma equipe para conversar mais sobre economia e lucro.

Comentários