Consultoria acumula experiência na construção civil aliada a conhecimento ambiental

Equipe multidisciplinar e trajetória profissional do responsável técnico garantem especialização no atendimento ao setor

construção civilNão é à toa que o responsável técnico e engenheiro civil Fernando de Barros afirma aos pares engenheiros que a empresa de consultoria Master Ambiental entende de construção civil tanto quanto eles. Mais do que um anúncio chamativo, a afirmação reflete um diferencial da consultoria resultante da trajetória profissional de Barros, que há mais de trinta anos trabalha com construções e incorporações imobiliárias em diversos segmentos e soma no currículo mais de 500 mil metros quadrados de obras industriais e comerciais, como shopping Center, hospitais, condomínios residenciais, conjuntos habitacionais e obras rodoviárias.

Boa parte dessas obras foi edificada nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, e, mais recentemente, no Paraná, estado onde a experiência em obras do engenheiro acabou aliada ao compromisso com a questão ambiental.

A construção civil é tida como atividade humana que mais causa impactos ambientais, devido ao consumo de matérias primas, como minérios, areia, terra e água, até o descarte de resíduos sólidos, muitas vezes de maneira inadequada. Entretanto, segundo o engenheiro Fernando de Barros, o setor está passando por grandes transformações em virtude da necessidade da redução de seus impactos ambientais. “Isso difere do passado, no qual as construções eram realizadas sem preocupações com o meio ambiente” analisa.

A consultoria já atendeu uma série de construtoras, como a A.Yoshii Engenharia, Construtora JL, Construtora Tenda, Galmo Engenharia, MRV Engenharia e Vectra Construtora, seja em busca do licenciamento ambiental de novos empreendimentos, seja elaborando Estudo de Impacto de Vizinhança, até a aprovação dos projetos perante órgãos públicos.“Vemos uma preocupação crescente das construtoras em se adequar a essa nova forma de construir” complementa Barros.

A Master Ambiental possui uma equipe especializada em construções sustentáveis, composta por arquitetos e engenheiros civis, além de contar com equipe multidisciplinar de analistas ambientais formados em diversas áreas do conhecimento, como engenharia ambiental, agronômica, geografia, arquitetura, direito, biologia, geologia, química e comunicação.

Membro do GBC – Brasil (Green Building Council), a consultoria também consolida sua atuação no mercado de Green Building, ou seja, prédios verdes, prestando serviços para que novos empreendimentos obtenham a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

É o caso do Ecomercado Palhano, da Raul Fulgêncio Negócios Imobiliários, em Londrina; Palhano Premium e Square Garden, da Vectra Construtora, ambos também em Londrina; Destilaria Água Bonita, em Tarumã, interior de São Paulo; nova fábrica de produtos veterinários da Alvet, em Londrina. Tratam-se de obras nas quais se busca não só minimizar os impactos ambientais da construção como também reduzir de forma expressiva o consumo de água e energia elétrica, de forma a gerar economia nos custos de manutenção.

Veja outras áreas de atuação da Master Ambiental, clique aqui!

Comentários