Palestra aborda exemplos práticos de sustentabilidade na construção civil

Engenheiros Ambientais da Master Ambiental falaram aos alunos da UTFPR Londrina sobre os temas PGRCC e Canteiros de Obras Sustentáveis

Palestra aborda exemplos práticos de sustentabilidade na construção civilNa última terça-feira, 22, engenheiros ambientais da Master Ambiental, Vitor Alvares e Marcella Baldin, realizaram palestra a um auditório lotado de alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná sobre PGRCC e Canteiros de Obras Sustentáveis.

A palestra fez parte de um programa do CREAjr-PR em parceria com o Centro Acadêmico Allan Nishioka que busca realizar eventos e palestras na Universidade.

Os engenheiros apresentaram exemplos práticos e resultados positivos da aplicação de métodos para tornar um canteiro de obras sustentável. Abordaram também exemplos de métodos construtivos e sua implicação para o adequado gerenciamento de resíduos da construção civil.

Vitor avaliou que a principal causa da geração de resíduos em uma obra é a falta de planejamento. “O bom planejamento e a união de todos os projetos da construção diminuem muito a geração de resíduos, reduzindo os gastos com matéria prima, mão de obra e destinação de resíduos, que passam a não existir”.

Segundo ele, um bom planejamento de obra e o adequado plano de gerenciamento de resíduos juntos resultam em lucros financeiros. Para isso, é necessário métodos para a redução do desperdício, como realizar o correto armazenamento e utilização da matéria prima e também dos resíduos da obra.

“O monitoramento da quantidade de entrada e saída de material é muito importante para um bom gerenciamento de resíduos é essencial para o ajuste das atividades, buscando além da adequação ambiental, o lucro” explicou. Clique aqui e veja um bom exemplo de plano de gerenciamento de resíduos de construção civil.
Marcella encarregou-se de apresentar diversos exemplos de métodos a serem adotados canteiros de obras sustentáveis aos alunos, como ações que evitam que sedimentos da obra espalhem-se pela vizinhança, obstruam a galeria pluvial e assoreiem rios da região. O uso de britas dentro da obra é um exemplo simples, assim como a proteção das bocas de lobo (Clique aqui e veja o passo a passo para proteger as bocas de lobo de sua obra), entre outras ações.

A utilização de equipamentos tecnológicos para evitar o desperdício de água potável também foi citada. “Regular e consertar válvulas e torneira que estiverem vazando, utilizar água de reuso nas descargas, vasos sanitários com caixa acoplada de duplo fluxo ou instalar arejadores nas torneiras são tecnologias acessíveis que podem ser instaladas com facilidade no canteiro de obras e colaborar com o não desperdício de água potável” exemplificou.
A energia utilizada no local é outro aspecto importante para a sustentabilidade em um canteiro de obras. A busca pelo conforto térmico nos projetos, além de economizar energia, promove o bem estar e aumenta a produtividade. Rever instalações elétricas para fornecimento de energia aos maquinários (rever emendas em fios, queda de tensão, etc.) protege as pessoas do contato direto com cabos altura acessível e sensores de movimentação colaboram significativamente para a redução do consumo de energia. Clique aqui e veja outras medidas para um canteiro de obras sustentáveis.

Segundo a professora Tatiane, coordenadora do evento, estes temas são importantes para a profissão e são muito estudados na Universidade. Os engenheiros da Master Ambiental, Vitor e Marcella, formaram-se na UTFPR e a professora afirma que eles se tornaram exemplos para os atuais alunos.

“São duas coisas, a transmissão de conhecimento técnico e a inspiração que estes profissionais, que um dia passaram por aqui, trazem sobre a profissão”, elogiou a professora ao acompanhar a experiência dos engenheiros ambientais egressos da universidade no mercado de trabalho.

Estudante do 3ºsemestre do curso de Engenharia Ambiental, Johvanny Lourenço Mendonça, avaliou a palestra de forma muito positiva. “Gostei muito da palestra, principalmente porque sou formado em técnico de edificações e meu trabalho de conclusão de curso teve como tema a palestra apresentada. A palestra acrescentou muito, agora com um foco bem mais ambiental.”
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários