A Terra é azul

A histórica frase de Yuri Gagarin, de 50 anos atrás, nos convida a salvar o planeta

Por Fernando de Barros

Neste mês estamos comemorando 50 anos da proeza de Yuri Gagarin, o primeiro homem a entrar em órbita e por pouco mais de uma hora pode ter uma visão extraordinária, quando afirmou que a Terra é azul. No sistema solar, o único planeta que tem todas as condições de abrigar a vida é a Terra, uma maravilha extraordinária com seus oceanos e os continentes, água para todos que aqui habitam, oxigênio à nossa disposição, os campos férteis, os animais, os vegetais, enfim, temos todas as condições de viver na Terra com boa qualidade de vida.

A atmosfera tem quatro camadas distintas, que são definidas com base em sua temperatura e na direção de seu gradiente de temperatura: a troposfera (que atinge até 12 km de altura), a estratosfera (12 a 50 km), a mesosfera (50 a 80 km) e a termosfera (80 a 140 km de altura).

Parte mais baixa da atmosfera, a troposfera é assim conhecida devido à mistura vertical do ar que a caracteriza. É o que garante a vida no planeta. Nela, temos 78% de nitrogênio, 20,9% de oxigênio e 0,9% de argônio – gases que formam a maior parte do ar que respiramos. Esta tênue camada de 12 km de espessura tem a característica de quanto mais alto mais frio e quanto mais baixo mais quente.

O gás carbônico que saiu de sua respiração na semana passada pode estar agora alimentando uma planta num continente distante, ou o plâncton de um mar congelado. Em questão de meses, todo o CO2 que acabamos de exalar terá se dispersado por todo o planeta.

Os gases do efeito estufa podem ser raros, mas seu impacto é maciço: ao aprisionar o calor perto da superfície da Terra, eles, ao mesmo tempo, aquecem o nosso mundo e respondem pela troposfera “de cabeça para baixo”.

Uma ideia do poder dos gases de efeito estufa de influenciar a temperatura pode ser obtida com o estudo dos outros planetas. A atmosfera de Vênus é constituída por 98% de CO2 e a temperatura na sua superfície é de 477º C. Se o CO2 chegar mesmo a 1% da atmosfera da Terra, e todas as outras coisas continuando iguais, a temperatura da superfície de nosso planeta subiria até o ponto da fervura.

Os esforços mundiais são de reduzir as emissões de CO2 em 70% até 2050. Se você tem um carro a gasolina com tração nas quatro rodas e o substitui por um carro a álcool, pode conseguir uma redução desta magnitude em um dia, em vez de meio século. Ou mesmo se evitar pegar o carro para curtas distâncias, percorrendo-as a pé ou de bicicleta. E se você votar em um político que milite pela redução das emissões de CO2, você poderá mudar o mundo.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários