Canal do youtube reúne vídeos sobre adaptação à crise hídrica

noticia-filtros-de-agua-youtube crise hídricaCom o nome de Guia do Sobrevivente, o canal apresenta dicas práticas de sobrevivência e autossuficiência para enfrentar todos os possíveis cenários de crise hídrica que o país venha a enfrentar – ou como no caso da água, já enfrenta. Em linhas gerais, a ideia principal é motivar a autonomia do governo.

Em um texto publicado pelo guia, são expostas algumas informações importantes. Uma delas é que o ser humano é capaz de suportar apenas três dias sem água. Contudo, o panorama de São Paulo, por exemplo, contraria essa regra fisiológica, uma vez que já se fala em um rodízio baseado em cinco dias sem abastecimento para dois com. Para conter as possibilidades de riscos mais sérios, tudo é válido para evitar o desperdício, necessidade que caracteriza uma situação mais de sobrevivência do que sustentabilidade.

Neste contexto, as primeiras lições do guia se referem ao estoque de água necessário para cada família. Munido de três litros de água por dia, por exemplo, nenhum ser humano morre, ainda que tenha uma existência miserável. No entanto, o cálculo desconsidera os gastos com higiene pessoal, descarga, plantas e animais de estimação, que se entrarem na conta requerem o mínimo de 15 litros por membro da família, três para animais e o restante para plantas e higiene.

O contexto menos favorável de racionamento é a impossibilidade de armazenar água. Se em um primeiro momento vale lançar mão da máquina de lavar ou de banheiras, com o tempo a situação pode se tornar complexa. Neste ponto, o uso de garrafas PET pode ser uma saída, desde que elas não sejam expostas à luz solar por muito tempo, circunstância que pode gerar lodo.

A água não potável, aquela usada no banho, limpeza ou higiene geral, por sua vez, pode ser reutilizada. Contaminada com sabonete, a água do banho pode passar por um filtro de carvão, que a tornará pura o suficiente para irrigação. Já a água da máquina pode ser reaproveitada nas descargas e a da chuva, coletada.

Vedar os recipientes de armazenamento e ter um pouco de água sanitária sempre à mão são procedimentos fundamentais para evitar o desenvolvimento de vetores de doenças. Manter-se atento aos veículos de comunicação, de modo a ampliar a rede de informação, também é uma etapa importante. Afinal, preparar-se, previamente, é melhor do que enfrentar uma crise sem quaisquer respaldos.

Confira um dos vídeos:
{youtube}z5RDw33-ncM{/youtube}

Fonte: Com informações do Guia do Sobrevivente e do Portal hypeness.com.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários