Fernando de Barros destaca o gerenciamento de resíduos da construção civil

noticia-semana-do-meio-ambiente-siteA Master Ambiental marca presença na IX Semana do Meio Ambiente de Ourinhos, SP, cujo tema é “Manejo da água e de resíduos urbanos e industriais”, realizada hoje e amanhã, no Teatro Municipal Miguel Cury.
Em palestra hoje, 26, às 10h, o responsável técnico da Master Ambiental, engenheiro civil Fernando de Barros chama atenção para um assunto que tem conhecimento de causa: a importância do gerenciamento de resíduos na construção civil, especialmente para a preservação da água.

Barros levará sua contribuição de especialista técnico e, além disso, sua experiência de décadas de atuação profissional no ramo da construção civil. De acordo com os organizadores do evento, o assunto é prioritário para a cidade, muito atual no contexto local.
Tijolos, areia, terra, pedra, telhas e pisos, aproximadamente metade dos resíduos gerados são oriundos da construção civil, porém muito pouco é reaproveitado ou reciclado e a maior parte é destinada para locais inadequados, apesar de crime ambiental. Despejados irregularmente nas ruas e terrenos, esses resíduos, volumosos, causam uma série de impactos ambientais, frequentemente o assoreamento e a contaminação dos rios.
Os Resíduos da Construção Civil (RCC) devem ser separados na origem, isto é, na obra, conforme a classificação da legislação. Para planejar melhor a segregação na fonte e garantir a destinação adequada, com o máximo reaproveitamento e reciclagem dos materiais, as obras necessitam de um Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC).
A Semana do Meio Ambiente começa hoje, 26, às 08h30 com a palestra “As águas do Médio Paranapanema” e será ministrada pelo Professor Dr. Rodrigo Lila Manzione da Unesp de Ourinhos. Em seguida, às 10h será realizada a Palestra “Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil” com o palestrante Fernando Barros da Master Ambiental de Londrina.
A Abertura Oficial do evento acontecerá às 19h15, com a palestra “A Economia de Baixo Carbono: Economia Verde” com o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo Arnaldo Jardim.

Ainda na noite de hoje terá a palestra “Uso Sustentável de Água na Irrigação” com Priscila Silvério Sleutjes com a ASPIPP de Holambra.
O evento continua na quarta-feira, 27, pela manhã, às 08h30 com a palestra “Manejo das Micro Bacias Urbanas com o Prof. Edilson Piroli da Unesp Ourinhos. Na sequencia Lilian Camargo Consaltier irá falar sobre a Legalização Reserva Legal e A.P.P.
À noite, às 19h30, Luiz Carlos Cavalchuc da ONG Rio Pardo/Sabesp Santa Cruz do Rio Pardo vai expor sobre a Importância da Conservação dos Recursos Hídricos. Finalizando as atividades a palestra “Licenciamento Ambiental” com Fabiano Pinheiro da Pinheiro Ambiental.Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários