Master Ambiental realiza capacitação para funcionários municipais de Jundiaí

Como avaliar os Estudos de Impacto de Vizinhança é o tema da palestra neste sábado

Cidade JundiaíNeste sábado, 26 de maio,a Master Ambiental realiza palestra de capacitação para funcionários da Prefeitura de Jundiaí , São Paulo, sobre como avaliar os Estudos de Impactos de Vizinhança (EIVs) apresentados ao órgão municipal para autorização de novos empreendimentos no Município.

O EIV é um instrumento de planejamento urbano previsto no Estatuto das Cidades (Lei Federal nº 10.257/2001) para garantia da qualidade do ambiente urbano, como forma de avaliar os impactos de empreendimentos com relação aos aspectos que interferem na qualidade de vida dos cidadãos. São abordados aspectos quanto ao uso e ocupação do solo, ao adensamento populacional, ao uso de equipamentos urbanos e comunitários, à geração de tráfego no local, à demanda de transporte público, à paisagem urbana, aos ruídos, poluição atmosférica e geração de resíduos sólidos, entre outros. A análise e aprovação desse estudo são por conta Município, no qual o empreendimento quer ser instalado.

A capacitação será realizada pelo Engenheiro Fernando de Barros, responsável técnico da Master Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e Mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento. Com a Master Ambiental, Barros adquiriu vasta experiência na elaboração de EIVs e acompanhamento até a obtenção da aprovação dos projetos pelos empreendedores, especialmente em cidades paranaenses como Londrina, Maringá e Cascavel, além da Região Metropolitana de São Paulo. No curso vai compartilhar essa experiência com funcionários do Município de Jundiaí, que justamente estarão, na posição de poder público, responsáveis por avaliar os estudos.

De acordo com Carlos Levy, coordenador técnico da Master Ambiental, o EIV- é um instrumento novo e por isso ainda existe pouca experiência acumulada em sua elaboração e avaliação. Para Levy, a Master Ambiental colabora para levar adiante esse conhecimento. “Temos experiências interessantes, fizemos o primeiro EIV de muitos municípios e procuramos sempre incentivar o aprimoramento desse instrumento essencial para a gestão das cidades”, conclui.

Além do EIV, a Master Ambiental possui experiência em diversas áreas ambientais e oferece opções de cursos sobre demanda buscando solucionar questões específicas de acordo com as necessidades de cada organização.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários