Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono em Pauta no Portal Conexão Agro

Produtividade e respeito ao meio ambiente na agropecuária, a Master Ambiental apoia essa iniciativa.

A Sustentabilidade ganha cada vez mais espaço na agropecuária brasileira. E existem experiências de ponta que são exemplos de sistemas de produção sustentáveis – e com lucratividade, a chamada Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono.

O Portal Conexão Agro realiza live com a participação de debatedores de renome para falarem sobre sistemas produtivos verdes: Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital, e Pelerson Penido o presidente do Grupo Roncador.

Leia mais

Lâmpadas incandescentes de 60W estão proibidas no Brasil

Lâmpadas incandescentes de 60W estão proibidas no BrasilDesde quarta-feira, 1º de julho, a produção, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes com potência de 60W estão proibidas no Brasil. As multas para quem descumprir a regra variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, informa o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Leia mais

Paranaense projeta sua própria casa-contêiner

Paranaense projeta sua própria casa-contêinerEmbora a ideia de construir uma casa-contêiner pareça distante, ao menos para os brasileiros, a paranaense Eloisa Cristina Leoni Moretti conseguiu concretizar essa realidade. A partir de um modelo já usual no exterior, ela e o marido decidiram investir na inovação, que ganhou forma por conta da necessidade do casal.

Leia mais

Danos ao meio ambiente custam 7,3 trilhões de dólares anuais para economia mundial

meio ambienteA produção primária e o processamento feito em setores como a agricultura, silvicultura, pesca, exploração de petróleo e gás, mineração e utilidades custam 7,3 trilhões de dólares por ano em razão dos danos ao meio ambiente, saúde e outros benefícios para a humanidade. A informação é do relatório Capital Natural em Risco – As 100 Maiores Externalidades dos Negócios, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 15 de abril.

O estudo, que oferece uma perspectiva dos maiores riscos sofridos pelo capital natural por conta dos negócios, investidores e governos, foi realizado pela Trucost, empresa de dados ambientais, em nome do programa Economia do Meio Ambiente e da Biodiversidade para a Coalizão de Empresas (Teeb). A apresentação da pesquisa ocorreu durante uma cúpula de negócios e meio ambiente em Nova Déli, capital da Índia.

Leia mais

Economia verde: você já está engajado?

Foi-se a época em que a natureza devia ficar a nossos pés. Os tempos atuais exigem novas atitudes

Fernando de Barros

Neste último dia 5 de junho comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, às vésperas da Rio+20. Instituído oficialmente pela ONU, desde a Conferência de Estocolmo, em 1972, o dia 5 de junho é a data utilizada nos mais diversos cantos do mundo para espalhar a conscientização sobre a preservação ambiental. Empresas, governos, ONGs e muitas outras entidades promovem inúmeros eventos em todo o País. Mas, é claro, todo dia é momento de se preocupar (e agir) em cuidar melhor do planeta. É disso que depende o futuro: mudanças de atitudes.

Leia mais

Economia verde é a tendência, você já está engajado?

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Master Ambiental destaca o tema oficial da ONU: Economia verde: ela te inclui?

economia verde

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, às vésperas da  Rio +20, com a sede oficial no Brasil.  Declarado oficialmente pela ONU, desde a Conferência de Estocolmo em 1972, o dia 5 de junho é a data  utilizada nos mais diversos cantos do mundo para espalhar a conscientização sobre a preservação ambiental.

Leia mais

Questão de atitude

Podemos ajudar a poupar o planeta até na hora de comprar alimentos

Por Fernando de Barros

Como, na hora de comprar alimentos, posso poupar o planeta? Eis aí algo realmente importante para a gente refletir. No momento de comprarmos carne, por exemplo, devemos questionar no açougue quem são os fornecedores. Precisamos ter certeza de que a mercadoria não venha de áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia.

Leia mais

As lâmpadas certas

Baratinhas, mas ordinárias: devemos trocar as velhas por novas lâmpadas, lâmpadas certas

Por Fernando de Barros

Quando Thomas Édson inventou a lâmpada elétrica, em 1879, nos EUA, foi uma festa só. Imagine você vivendo a base de lamparinas e lampiões. Não devia ser fácil. Em 10 de outubro de 1883, os cidadãos de São Paulo viram pela primeira vez na vida “aquela maravilha tecnológica”. Era tanta gente curiosa que a administração do Jardim da Luz teve que cobrar ingresso de quem queria ver, pela primeira vez, uma lâmpada acesa.

Leia mais