Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono em Pauta no Portal Conexão Agro

Produtividade e respeito ao meio ambiente na agropecuária, a Master Ambiental apoia essa iniciativa.

A Sustentabilidade ganha cada vez mais espaço na agropecuária brasileira. E existem experiências de ponta que são exemplos de sistemas de produção sustentáveis – e com lucratividade, a chamada Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono.

O Portal Conexão Agro realiza live com a participação de debatedores de renome para falarem sobre sistemas produtivos verdes: Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital, e Pelerson Penido o presidente do Grupo Roncador.

Embrapa Gado de Corte – O pesquisador da Embrapa Roberto Giolo trata sobre as pesquisas de integração lavoura-pecuária e manejo do solo – que reduzem a emissão de gases metano pelos animais, possibilitando uma pecuária mais sustentável e ao mesmo tempo atendendo a demanda da sociedade por produtos mais saudáveis, com menos impacto para o meio ambiente e bem-estar animal.

Pangea Capital – O diretor da Pangea Capital, Roberto Strumpf aborda como explorar as oportunidades do mercado de carbono – por meio de práticas agropecuárias que sequestram o carbono da atmosfera e o armazenam no solo e nas pastagens.

Grupo Roncador –O Grupo Roncador é referência em sustentabilidade na agropecuária brasileira. Há um aumento significativo na produtividade sem expansão da área produtiva, além de uma melhoria para a floresta, fauna e solo. “Ao invés de emitir, passamos a sequestrar carbono”, destaca. O presidente do Grupo Roncador, Pelerson Penido, apresenta um balanço dos últimos 10 anos de sua gestão à frente do grupo.

INSCRIÇÕES – A live Conexão Agro – Agropecuária Regenerativa e Baixo Carbono será realizada dia 7 de julho, às 16 horas, pelo canal do youtube. A inscrição é gratuita. Para se inscrever na live Conexão Agro – Agropecuária Regenerativa e Baixo Carbono acesse a plataforma Sympla (sympla.com.br). Os participantes irão receber certificado.

Patrocínio da Adama, Sementes Germibras e Nutrivanza.

Apoio: Anprosem, Embrapa, Pangea Capital, Grupo Roncador, Rádio UEL FM, Fabrika Studio e Master Ambiental.

A Master Ambiental apoia esse evento. Confira a entrevista com Caio Dalla Zanna!

A Master Ambiental apoia esse evento e acredita que essa agropecuária é o caminho para um Brasil mais sustentável. Confira a entrevista com Caio Dalla Zanna, Cientista Ambiental, Especialista em Tratamento de Efluentes, MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestre em Engenharia Ambiental, antes de adentrar ao mundo da consultoria, trabalhou com a suinocultura na Serra Catarinense, no ramo dos Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (antigo Protocolo de Quioto), e sempre se interessou pelo tema. Foi Caio quem sugeriu o tema para o Portal Conexão Agro e ajudou na produção do evento, trocando informações e sugerindo entrevistados. Atualmente Caio enxerga cada vez mais o potencial de uma economia verde no ambiente rural.

Caio, o que é Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono?
É aquela que busca restabelecer as funções dos ecossistemas naturais integrando a agricultura a esses ecossistemas. A função do agricultor nesse caso é preservar o que deve ser preservado e praticar uma agricultura que tem como foco a recuperação da vida do solo. É o conceito de solo fértil, solo vivo, que tem atividade microbiológica em dia, que acrescenta matéria orgânica a cada ciclo, a cada a lavoura. A matéria orgânica é um grande indicador de solo saudável, é a vida que proporciona no solo. A ideia é reconstituir tudo isso. E do ponto de vista do agronegócio, a produtividade da agricultura regenerativa é igual ou maior que a convencional.

Por que de “baixo carbono”?
Armazenando carbono no solo mitiga outro problema que é o das emissões de gases de efeito estufa. Se for muito bem feita e com visão a longo prazo, pode se ter emissões negativas, quer dizer, armazenando mais carbono que emitindo.Ter emissões negativas é armazenar mais carbono que emitir. Quando você faz isso, pode gerar crédito de carbono.
É um jogo de ganha-ganha: pela produtividade, valor da terra, diminuição dos custos e ainda remunerado pelo crédito de carbono – que é um reconhecimento do mercado pelo trabalho feito, uma espécie de pagamento por serviços ambientais, mensurado pelo crédito de carbono.

Se você quer uma propriedade sustentável, consulte a Master Ambiental.

Comentários