Ecoponte recebe licença para Mergulhão de acesso a Ponte Rio–Niterói

Com apoio da Master Ambiental, a concessionária obteve licença de instalação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Niterói

noticia-ponte-rio-niteroi-site1A concessionária da Ponte Rio-Niterói, a Ecoponte, recebeu licença de instalação, licença de desmonte e autorização para supressão de vegetação, da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói (SMARHS), para construir o Mergulhão, para melhorar o fluxo dos acessos à Ponte em Niterói, RJ, para quem sai da cidade do Rio de Janeiro e segue pela BR 101.

Com área total construída de 11.340,41m², o Mergulhão consiste em uma passagem subterrânea, uma espécie de túnel, que passará por baixo da Praça Renascença, ligando as avenidas Feliciano Sodré e do Contorno, em Niterói.

O principal objetivo é aumentar a fluidez do trânsito. Foram inseridas no projeto reformas nos passeios do entorno, o que trará melhoria para as condições de mobilidade e acessibilidade.

Desde 2015, quando a concessionária Ecoponte iniciou a operação, ficou comprometida com uma série de obras, entre elas a instalação do mergulhão, prevista para abril de 2017.

A Licença de Instalação autoriza a realizar a implantação de passagem subterrânea atendendo definições do Plano Urbanístico Regional do Município de Niterói e legislação urbanística de Niterói.

noticia-ecoponte-rio-site

Como condicionantes ambientais, a Ecoponte adotará diversas medidas de controle, como gerenciar resíduos da construção civil, atender a diretriz de controle de carga orgânica biodegradável e efluentes sanitários, respeitar os limites e evitar ruídos, fazer tratamento acústico, informar na obra com placas as licenças e autorizações, implantar canteiro de obras em área sem vegetação e com esgotamento sanitário, abastecimento de água e coleta de lixo, evitar o carreamento e o transbordamento para as vias públicas e a emissão de material particulado para a atmosfera, não lançar resíduos e efluentes na rede de drenagem e nos corpos hídricos, acondicionar resíduos sólidos em sacos e conservá-los em recipientes com tampas até seu recolhimento por empresa licenciada para tal, não realizar queima ao ar livre, eliminar ambientes propícios à proliferação de vetores, em especial acúmulo de água que possa propiciar a proliferação do Aedes aegypti, etc.

Além da licença de instalação e de desmonte, também foi necessário obter uma autorização para supressão da vegetação para implantação do projeto. Conforme a compensação exigida pela Secretaria, para cada árvore cortada, deverão ser plantadas em compensação outras seis árvores com pelo menos 3 metros de altura, o que auxilia na sobrevivência e manutenção das árvores plantadas. Para o total de 98 árvores que serão erradicadas, destas sendo 33 nativas e 65 exóticas, serão plantadas em compensação 588 mudas na faixa de domínio da concessão, ocupando uma área de quase 10 mil m², com um incremento em árvores nativas, favorecendo a biota local.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários