IAP aprova EIA-RIMA da Master para loteamento

Trabalho envolveu 15 profissionais de diversas áreas

noticia-iap-eia-rimaO Instituto Ambiental do Paraná (IAP) aprovou integralmente o Estudo de Impacto Ambiental e o respectivo Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA) de um grande condomínio de chácaras que está sendo construído em uma península da Represa Capivara, no distrito de Paranagi, município de Sertaneja, Norte do Paraná.

Instrumento legal para o licenciamento de grandes empreendimentos imobiliários, comerciais e industriais, o EIA-RIMA do loteamento Céu Azul foi elaborado pela Master Ambiental. O trabalho, de um ano e meio de duração, contou com a atuação de 15 profissionais da Master, entre engenheiros, advogados, biólogos, geógrafos, sociólogos e agrônomos.

O EIA-RIMA, explica o engenheiro Fernando de Barros, responsável técnico da Master Ambiental, levanta todos os impactos que um grande empreendimento vai provocar em seu entorno, antecipando ações que os empreendedores devem tomar para que seu negócio seja sustentável. “Para o investidor, é uma garantia de que não terá problemas ambientais para a implantação do empreendimento”, afirma Barros. “Basta seguir as recomendações do EIA-RIMA.”

O loteamento Céu Azul está sendo erguido em uma área de 146 hectares às margens da Represa Capivara, que integra a Bacia do Rio Paranapanema. São 33 quadras com 847 lotes de chácaras para moradia e recreação. Estão projetadas duas áreas verdes no empreendimento – a criação de uma reserva legal de 272 mil metros quadrados e o reflorestamento de uma Área de Preservação Permanente (APP) com 271 mil m2. Para isso, vão ser plantadas 80 mil mudas.

O EIA-RIMA permitirá também que o empreendimento seja construído de maneira a respeitar a sustentabilidade, como o aproveitamento de água de chuva e a adoção de telhados verdes e aquecedores solares. As habitações serão projetadas conforme as normas do Inmetro sobre eficiência energética. Os materiais utilizados e a técnica construtiva também vão obedecer regras para certificação ambiental.

Trilhas serão implantadas para a prática da educação ambiental, de forma que os próprios moradores e visitantes sejam agentes de proteção do meio ambiente. “Os compradores vão usufruir de um empreendimento sustentável com muito verde à beira da represa Capivara, onde poderão praticar esportes náuticos e pescar”, diz Fernando de Barros.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários