Em tempos de crise, é hora de reduzir custos com Resíduos

Gerenciar resíduos é uma oportunidade de ganhos financeiros. Evite o desperdício de descartar recicláveis em aterros

noticia-residuos-economia-2Em tempo de crise, o principal objetivo é reduzir custos, mas sem prejudicar a performance da empresa. Em grandes empreendimentos comerciais e industriais, uma oportunidade de redução de custos é implantar um gerenciamento de excelência de resíduos.

Em geral, as empresas preocupam-se em destinar seus resíduos exigindo comprovantes de destinação para não terem problemas legais. Na prática, acontece uma segregação na fonte ruim, o que acarreta em uma quantidade expressiva de resíduos recicláveis que acaba seguindo para aterros, aumentando o custo de destinação quando poderia gerar receita com a comercialização dos recicláveis. Infelizmente, as empresas continuam a perder dinheiro no gerenciamento de seus resíduos.

Muitas vezes, são contratadas empresas para gerenciar os resíduos que apenas recolhem os resíduos das lixeiras e os encaminham para a destinação, sem melhorar de fato a segregação. As empresas que disponibilizam mão de obra e equipamentos de limpeza não têm expertise para executar um gerenciamento integral de resíduos.  É feito um trabalho automático, de coletar, compactar e enviar os resíduos para a destinação, não importando a melhoria da performance financeira, sem uma redução de custos e aumento de receitas.

Experiência

Durante a experiência de trabalho na Master Ambiental com mais de uma centena de indústrias e empreendimentos comerciais visitados, impressiona como os gestores não percebem ou não são capazes de reverter este quadro. Pode ser por falta de tempo, por falta de experiência, enfim, independentemente da causa, acabam compactuando com um desperdício de dinheiro.

As empresas que efetivamente querem reduzir seus custos com resíduos devem contratar empresas especializadas no gerenciamento integral de resíduos, que farão um diagnóstico e avaliação o potencial de receitas e custos na medida em que o plano seja implantado, com treinamentos e acompanhamento da implantação do gerenciamento de resíduos.

Após este trabalho, aí sim convém contratar empresas especializadas em coletar compactar e destinar os resíduos conforme determinado no estudo.

Assim, se a intenção é reduzir  custos com resíduos, é preciso contratar uma empresa de consultoria especializada, com acervo técnico comprovado, para fazer o diagnóstico, elaboração de plano de ação, identificando o potencial de redução de custos. O apoio na implantação também é fundamental.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

 

 

 

 

Comentários