RIO Galeão inicia projeto de recuperação da bacia do Rio das Flores com a Master Ambiental

Plantio simbólico realizado hoje marca o lançamento do projeto

noticia-rio-das-flores-siteApós a grave crise hídrica no sudeste do Brasil ao longo de 2015, o projeto Água do Rio das Flores busca preservar e recuperar nascentes e matas ciliares na bacia do rio das Flores. Este rio é o principal manancial de abastecimento público do município de Valença (RJ), responsável pelo atendimento de aproximadamente 50 mil habitantes.

Além da Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro S.A – Rio Galeão, trata-se de uma iniciativa do INEA, Instituto Estadual do Ambiente, em conjunto com a Fundação Educacional Dom André Arcoverde Centro de Ensino Superior de Valença – CESVA/FAA, Ferroport e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), entre outros parceiros.

Plantio Simbólico

Hoje, 11 de novembro, ocorre a cerimônia de lançamento do projeto, às 14h30min, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Valença.  Ao todo, a meta do projeto Água do Rio das Flores é reflorestar 610 hectares. Para isso, serão necessárias mais de um milhão de árvores nativas próximas a nascentes e margens dos rios da bacia.

Como primeira fase, um projeto piloto é desenvolvido pela Master Ambiental,  contratada pela concessionária Rio Galeão para realizar o PRAD – Plano de Recuperação de Área Degradada. O projeto inclui o acompanhamento da implantação e monitoramento da manutenção pelo período de um ano, em uma área de uma área de 94 hectares definida pelo órgão ambiental. A área de recuperação envolve 13 propriedades rurais na bacia.

Carlos Levy, coordenador do projeto pela Master Ambiental, estará presente hoje no lançamento do projeto. “Elaboramos um diagnóstico das áreas e o projeto de reflorestamento priorizando as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e será custeado o plantio e o acompanhamento para que as árvores realmente se desenvolvam”, explica o coordenador. Assim, as árvores prestarão um serviço ambiental fundamental na manutenção da qualidade e quantidade da água para as presentes e futuras gerações.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários