Empresa de navegação tem Inventário de GEE publicado no Portal da FGV e verificado pela ABNT

Empresa de navegação tem Inventário de GEE publicado no Portal da FGV e verificado pela ABNT

Estudo da Galáxia Marítima foi realizado pela Master Ambiental

O Inventário de Gases de Efeito Estufa é um estudo que identifica e quantifica os gases emitidos em um determinado período por uma empresa. No caso da Galáxia Marítima, o inventário foi realizado sobre suas atividades administrativas e duas embarcações. O estudo foi publicado pela FGV e verificado pela ABNT, recebendo o selo de verificação ouro.

A Galáxia Marítima é uma Empresa Brasileira de Navegação (EBN) e está localizada em Macaé, RJ. Sua principal atividade está relacionada ao apoio marítimo, atuando no Afretamento e Operação de embarcações destinadas a suprimento de unidades offshore de exploração e produção, reboque e manuseio de âncoras, resposta rápida e recolhimento de óleo derramado, monitoramento ambiental e sísmica, além de engenharia submarina.

A empresa precisou realizar o estudo por conta de uma exigência e procurou a Master Ambiental para atender a sua necessidade.

O GEE da Galáxia Marítima

O estudo foi realizado em maio de 2021 e identificou as emissões do ano de 2020 utilizando a metodologia fornecida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), responsável pela adaptação do método ao contexto nacional.

Para o inventário foram definidos os limites organizacionais como emissões das embarcações e das atividades administrativas, sendo contemplado a combustão móvel, emissões fugitivas, os efluentes e a energia elétrica.

Para Vitória Califani, analista ambiental da Master Ambiental que participou da elaboração do GEE para a empresa, o desafio é sempre encontrar todas as fontes de emissão e propor alternativas para redução. “Não existe um padrão para as alternativas, uma vez que cada estudo é único e cada empresa é diferente. É preciso ver o que é realmente viável para o cliente”, comenta Vitória.

No caso da Galáxia Marítima a maior quantidade de emissão estava na combustão móvel, no caso o diesel utilizado nas navegações.

Como é realizado um inventário de Gases de Efeito Estufa?

Cada vez mais empresas realizam o GEE, seja por exigência de órgãos ambientais, empresas privadas ou por necessidade de melhoria das atividades em prol do meio ambiente.

O primeiro passo para realização de um GEE é delimitar as fronteiras da análise, definindo os limites organizacionais e operacionais. A definição dos limites, colabora para a contabilizar, mensurar e elaborar o inventário a partir dos escopos existentes. Esses escopos são divididos em três categorias. São eles:

  • Escopo 1: Emissões diretas da empresa;
  • Escopo 2: Consumo de energia elétrica;
  • Escopo 3: Emissão de terceiros (esse não obrigatório).

A seguir a tabela com as categorias que precisam ser avaliadas dentro de cada escopo. Essas categorias devem ser selecionadas conforme a atividade da empresa. Para isso, é preciso entender o funcionamento da organização em análise para poder identificar as fontes de emissão dentro de cada escopo.Escopos - Inventário de GEE

Após conferir qual categoria será contemplada dentro de cada escopo é preenchido uma ferramenta específica do Programa, com os dados fornecidos pela empresa e emitido um relatório com as informações detalhadas do inventário.

A partir do relatório, a empresa passa a conhecer com profundidade as origens das emissões e as possíveis soluções que podem colaborar para a redução dessas emissões. Um dos pontos importantes é a realização de um estudo para apresentar indicadores que podem ser adotados para a gestão das emissões.

De acordo com Vitória, “o mais interessante dos inventários de gases de Efeito Estufa é conhecer os detalhes da empresa, pois cada empresa possui uma emissão específica que precisa ser identificada”. Para a analista ambiental a criação dos indicadores favorece o acompanhamento das emissões. “Como cada empresa tem uma atividade, é interessante achar um indicador específico que avalie quais produtos e serviços são responsáveis por tais emissões e assim propor soluções” conclui.

O Programa Brasileiro GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi iniciado em 2008 pela Fundação Getúlio Vargas – Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) e World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.

O inventário pode ser publicado na plataforma de registro público de emissões e para isso, o estudo é analisado por uma instituição terceira que verifica os detalhes do escopo confirmando as fontes de emissão. Ao aprovar todas as informações, o inventário recebe um selo ouro de inventário verificado. Neste site é possível acessar todos os estudos já publicados.

O GEE da Galáxia Marítima foi verificado pela ABNT e já está publicado no Registro Público de Emissões.  Confira aqui.

Quer conhecer nosso trabalho? Baixe agora o nosso portfólio!

Comentários