Estão abertas as inscrições ao Ciclo 2022 do Programa Brasileiro GHG Protocol para adesão e renovação

Empresas que desejam realizar o Registro Público de Emissões de GEE devem ficar atentas as datas

O Inventário de Gases de Efeito Estufa é o primeiro passo para a organização que deseja reduzir as emissões e realizar a compensação de carbono. Esse estudo pode ser significativo para a redução de custos produtivos e aumento da eficiência dos processos de uma organização.

Uma das formas de realizar o Inventário de Gases de Efeito Estufa e divulgar os dados é aderindo ao Programa Brasileiro GHG Protocol. O Programa foi desenvolvido em 2008, sendo responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro, desenvolvendo ferramentas de cálculos para estimativas de emissões de gases de Efeito Estufa.

O Programa é composto por um Registro Público de Emissões que é uma plataforma online que auxilia as organizações nas publicações de seus inventários de gases de efeito estufa. A plataforma já possui mais de 3 mil inventários disponíveis publicamente e a agenda do Ciclo do ano de 2022 já foi publicada com o prazo máximo para adesão até abril de 2022 para a opção sem treinamento.

Receba selo Ouro, Prata ou Bronze em seu Inventário de GEE

Ao fazer parte do Programa, o inventário é analisado conforme a política de qualificação dos inventários recebendo selo ouro, prata ou bronze conforme a execução, sendo:

Bronze: Organização faz a publicação de um inventário de GEE parcial, ou seja, não inclui todas as emissões de Escopo 1 e Escopo 2.

Prata: Organização faz a publicação de um inventário de GEE completo, ou seja, um inventário completo deve incluir todas as fontes de Escopo 1 e Escopo 2. Escopo 3 é de relato opcional.

Ouro: Organização faz a publicação de um inventário de GEE completo com verificação do inventário por Organismo de Verificação (OV) acreditado pelo Inmetro.

Quem pode ser membro do Programa Brasileiro GHG Protocol?

Qualquer organização pode ser membro do Programa e ter acesso para publicar os dados de suas emissões de GEE. A participação acontece anualmente, por isso é necessário ficar atento as datas do próximo ciclo. A agenda para o Ciclo de 2022 está disponível aqui. A adesão ao programa com treinamento deve ser feita até fevereiro de 2022 e a adesão sem treinamento até abril de 2022. A seguir a agenda publicada:

GHG Protocol Agenda Ciclo 2022

Como a Master Ambiental pode ajudar sua organização?

A Master Ambiental possui uma equipe qualificada para elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa e já atendeu a necessidade de diversas empresas em publicar o inventário no Registro Público de Emissões. Uma das empresas foi a Galáxia Marítima que recebeu selo ouro no Ciclo 2021 e teve o inventário verificado pela ABNT. Leia mais sobre esse estudo publicado aqui.

Portfólio Master Ambiental

Comentários