Curitiba comemora sucesso de projeto com carros elétricos

carros elétricosConcretizado há apenas dois meses, o projeto Ecoelétrico já apresenta resultados dignos de comemoração para Curitiba. Com a proposta, foi implantada a utilização de carros elétricos no município, mudança responsável pela redução de quase duas toneladas de CO2 que seriam liberadas na atmosfera.

Composta por oito eletropostos e uma frota de dez veículos elétricos, a iniciativa é compartilhada entre a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Trânsito, o Instituto Curitiba de Turismo e a Itaipu Binacional. Os veículos são modelos da Renault, que funcionam com o Mobi-me, sistema de mobilidade elétrica inteligente desenvolvido pelo CeiiA. A tecnologia permite o monitoramento de praticamente todas as informações dos carros.noticia-carros-economicos-curitiba-2

Os motores usados no projeto-piloto, ancorado pelo Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente da Itaipu (Mob.I), são totalmente elétricos. Por esta razão, em dois meses, a capital paranaense deixou de consumir 1.522 litros de combustível, quantidade equivalente a dez barris de petróleo. Os dados revelam que os veículos têm emissão zero de gases de efeito estufa, o que em um ano, impediria a emissão de 1.160 toneladas de CO2.

Embora os resultados já sejam muito positivos, a expectativa é aprimorar o projeto. Conforme a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff, o principal objetivo é viabilizar a tecnologia para o consumidor final. “Estamos buscando, com esse projeto-piloto, avançar na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias para o usuário final. Por isso, são fundamentais os aspectos de integração e conectividade, que estão na essência do projeto Mob.I”, concluiu.

Fonte: Com informações do site CicloVivo

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários