Startup japonesa cria máquina que converte plástico em combustível

Startup japonesa cria máquina que converte plástico em combustívelRevolucionário e sustentável. Chamada de Blest e idealizada pelo empreendedor japonês Akinori Ito, o equipamento transforma uma variedade de tipos de plástico em combustível.
A máquina funciona por meio de um controle de aquecedor de temperatura elétrico, que converte o plástico em gás bruto, substância esta que pode ser empregada em fogões e aquecedores ou, se refinada, em carros e motos. Desse modo, a invenção evita a queima do plástico, processo que iria gerar emissões de dióxido de carbono (CO2).

Além disso, a máquina apresenta alta eficiência energética, já que é capaz de produzir quase 1 litro de combustível (gasolina, diesel ou querosene) para cada Kg de plástico, de modo a utilizar apenas 1 kilowatt de energia para a conversão.
Contudo, o empresário almejava alcançar outros objetivos quando elaborou o projeto: transportá-lo para utilização em países em desenvolvimento, como os da África, Filipinas e Ilhas Marshall. Para isso, a idealização do equipamento, facilmente transportado por avião, considerou o tamanho como fator determinante. Nesse sentido, Ito ensinou a população desses locais, sobretudo as crianças, a transformar o plástico em combustível, além de alertar para a inutilidade do material, que deve ser tratado como futuro combustível e não como lixo.
Em caso de produção em larga escala, a máquina poderia evitar um número significativo de emissões de CO2, além de permitir o uso de combustível que não seja importado.

Fonte: Com informações do site ecodesenvolvimento.org

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários