Entenda como funciona o Mapeamento com Drone

Uma solução eficiente para obter dados geográficos atualizados

Como funciona o mapeamento com drone?

O mapeamento com drones é uma técnica que utiliza aeronaves não tripuladas equipadas com câmeras para capturar imagens aéreas de alta qualidade e precisão. Essas imagens são processadas e transformadas em dados geográficos, permitindo a criação de mapas detalhados e a realização de análises precisas.

Anteriormente, a obtenção de dados fotogramétricos de alta definição exigia o uso de aeronaves tripuladas, o que tornava o processo caro e complexo. No entanto, com o avanço da tecnologia dos drones, tornou-se possível obter imagens aéreas de qualidade excepcional de forma ágil e com excelente relação custo-benefício.

Como Funciona o Mapeamento com Drone?

O processo de mapeamento com drones envolve várias etapas bem definidas. Primeiramente, é realizada uma análise da área a ser mapeada, identificando limites e pontos de interesse. Em seguida, são planejadas as rotas de voo do drone e definida a base de apoio para o GPS/GNSS.

O planejamento de voo é crucial para garantir a precisão e qualidade dos produtos gerados. A altitude do voo, conhecida como Ground Sample Distance (GSD), influencia diretamente na resolução das imagens e na sobreposição necessária para a criação de mapas detalhados. Quanto mais imagens capturadas em menor tempo e percurso, mais detalhado será o mapeamento.

Benefícios do Mapeamento com Drone

O mapeamento com drones oferece uma série de benefícios. Alguns dos principais são:

  • Maior Produtividade: O mapeamento realizado por drones permite levantar áreas extensas de forma mais rápida e precisa, aumentando a produtividade das equipes envolvidas.
  • Detalhamento: Os mapeamentos aéreos gerados pelos drones alcançam um nível de detalhamento em centímetros, permitindo uma análise minuciosa das áreas mapeadas.
  • Baixo Custo: Realizar um levantamento de uma determinada área com drones é economicamente vantajoso em comparação com a topografia convencional.
  • Acesso a Áreas de Difícil Acesso: Os drones são especialmente vantajosos para mapear e monitorar áreas de difícil acesso, como matas densas, terrenos montanhosos e regiões acidentadas, onde a presença humana pode ser arriscada.

Mapeamento com Drone na Consultoria Ambiental

Os produtos resultantes do processamento dos dados de mapeamento por drones possuem uma ampla gama de aplicações, especialmente na consultoria ambiental. Esses dados permitem determinar o volume de estoque de materiais em mineradoras, identificar linhas de transmissão, mapear erosões no solo, demarcar árvores e áreas de relevo. Essas informações são cruciais para empreendimentos que requerem uma compreensão detalhada da topografia do terreno antes da construção, especialmente em áreas extensas.

Ao final do processo, os mapeamentos resultam em ortomosaicos georreferenciados com precisão centimétrica, modelos 3D e curvas de nível. Essas imagens retificadas eliminam distorções geométricas causadas pelo relevo, permitindo medições precisas de distâncias, posições, ângulos e áreas, semelhantes a mapas convencionais.

A Master Ambiental possui expertise na execução de mapeamentos com drones e no processamento de imagens para a obtenção de dados geográficos precisos. Nossa equipe de consultores está pronta para auxiliá-lo na realização desse tipo de mapeamento, fornecendo informações estratégicas para tomada de decisões assertivas.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a obter dados geográficos atualizados de forma eficiente e econômica.

Quer saber mais sobre mapeamento com drones? Entre em contato com nossos consultores, clique aqui.

Conheça nosso portfólio

 

Comentários