EIVs de sucesso para você se inspirar

Estudo de Impacto de Vizinhança de SucessoAfinal, o que faz um Estudo de Impacto de Vizinhança ser de sucesso?

Dependendo do ponto de vista, podem existir diferentes respostas para esta questão. Para muitos, o sucesso está baseado no resultado que é a aprovação pelo órgão público, sem dúvida um aspecto de grande importância.

Pode-se levar em conta também a abrangência e complexidade da execução, as influências ou adequações que o estudo traz de forma efetiva ao projeto do empreendimento ou mesmo os impactos positivos que o empreendimento trará ao encontrar o equilíbrio com a vizinhança.

Um Estudo de qualidade resulta em um empreendimento de menor impacto, trazendo benfeitorias para todos os lados, empreendedor, poder público e vizinhança.

A Master Ambiental conta com mais de 4.230 projetos elaborados, dentre esses mais de 450 EIVs em todo território nacional. Separamos alguns EIVs para você se inspirar. Confira!

Edifício Comercial Nexus

O Nexus, localizado em Goiânia, foi considerado um complexo imobiliário de destaque nacional, com salas comerciais, shopping center, lajes corporativas e hotel com espaços para eventos sociais e corporativos. A Master Ambiental desenvolveu o Estudo de Impacto de Vizinhança que foi aprovado pelo Comitê Técnico de Análise de Uso e Ocupação do Solo da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, em março de 2018. O EIV contou com uma pesquisa de opinião com 400 entrevistados. Confira a matéria sobre este case. 

Shopping Pateo Olinda

O Shopping Pateo Olinda foi inaugurado em 2018 e foi o primeiro shopping center da cidade de Olinda, PE. A Master Ambiental desenvolveu o Estudo de Impacto de Vizinhança do empreendimento e também foi o primeiro EIV realizado na cidade. A aprovação contou com uma Audiência Pública que apresentou as mudanças e interferências do empreendimento na região. Leia mais sobre este case aqui.  

Armazéns Gerais Terminal – AGTL

A AGTL está localizada na zona portuária de Paranaguá, PR e precisava duplicar o embarque de grãos, como soja, milho e trigo de 1.500 para 3.500 toneladas. Para isso era necessário a instalação de uma segunda linha de expedição, além da já existente, que interligaria o terminal ao corredor de exportação do Porto. A Master Ambiental desenvolveu o Estudo de Impacto de Vizinhança para a instalação dessa nova correia. Confira mais informações deste caso aqui. 

Razzo

A Razzo localizada em São Paulo é uma empresa do ramo agroindustrial que produz farinha para a produção de ração animal, sabonete e ingredientes para a indústria de cosméticos. A Master Ambiental atuou diretamente na elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança com o objetivo de aprimorar seus controles ambientais. Confira mais informações aqui 

VLT Goiânia

O VLT de Goiânia não foi executado por motivos administrativos da empresa responsável, porém os EIVs elaborados foram de grande complexidade. Ao todo foram 8 EIVs abrangendo toda a área em que o VLT seria instalado. Todos os EIVs tiveram pesquisas de opinião pública e totalizaram mais de 3 mil entrevistados.

Indústria Brejeiro em Anápolis, GO

A indústria Brejeiro de Anápolis, GO já estava em operação quando foi solicitado pelo órgão púbico a elaboração do EIV. A Master Ambiental desenvolveu o EIV e em conjunto uma pesquisa de opinião pública com a vizinhança que foi primordial para a análise dos impactos e propostas das medidas. Leia mais sobre a pesquisa realizada aqui.

Mercado Municipal de Foz do Iguaçu

O Mercado Municipal de Foz do Iguaçu ainda estava na fase de planejamento quando contou com a Master Ambiental para o desenvolvimento do EIV.  No estudo foi elaborado uma pesquisa de opinião pública com a vizinhança próxima ao local em que seria implantado e os motivos de concordância foram muito expressivos e denotaram interesses da vizinhança tanto por uma opção de consumo quanto por uma valorização imobiliária, emprego e aumento do movimento.  O empreendimento está em desenvolvimento.

FIOCruz

O EIV realizado para a FIOCruz foi referente ao Complexo de Institutos Nacionais de Saúde – CIN, porém a obra não foi adiante. Seria uma obra de interesse público, os quais os benefícios a longo prazo superariam todas as dificuldades de impactos de curto prazo.

Memorial do Holocausto no Rio de Janeiro

O Memorial do Holocausto no Rio de Janeiro foi um estudo entregue em 2019, contratado pela construtora Engeziler. O memorial será construído no Morro do Pasmado, Rio de Janeiro Capital e visa relembrar o acontecimento passado para se construir um novo presente e futuro.

Ecoponte

A Master Ambiental desenvolveu o EIV para a implantação de passagem inferior (Mergulhão) sob a Praça Renascença e melhoria no Sistema Viário Local no entorno da mesma Praça. O Mergulhão fazia parte do Projeto de Operação Urbana Consorciada da Área Central de Niterói (“OUC”) prevista na Lei Municipal nº 3.061 de 2013, que dentre outras medidas buscava a maior diversificação de usos na malha urbana, melhoria social e valorização ambiental.

Jac Motors em Camaçari, Bahia

A Jac Motors é uma indústria de carros de origem chinesa que se instalou em Camaçari, BA. A Master Ambiental elaborou o Estudo de Impacto de Vizinhança que levantou os principais desafios da empresa na região. Um dos pontos era a falta de instituições de ensino que foi compensado com a construção de uma escola com recursos da própria indústria.

Mercado Livre em São Paulo

O estudo foi realizado para o centro de distribuições do Mercado Livre. O local já estava em operação quando foi solicitado o EIV pelo órgão público. O empreendimento é um polo gerador de tráfego, porém todas as alterações no espaço urbano já haviam sido realizadas de modo a mitigar impactos. Outras medidas foram propostas para o melhor desenvolvimento da empresa e relação com os vizinhos.

SESI Cambé

O SESI é uma das maiores instituições de ensino Médio particular do Paraná, contando com 48 unidades e mais de 11 mil alunos. A Master Ambiental desenvolveu o EIV para a unidade de Cambé, PR que já estava em operação no local e também para unidade de Limeira, SP.

EMED em Maringá, PR

A EMED em Maringá, PR era um empreendimento de duas torres com atividades voltada para saúde. Sendo uma torre com capacidade para 200 leitos e outra com 170 salas comerciais e consultórios. A Master Ambiental desenvolveu o estudo do empreendimento que foi aprovado pelo Município de Maringá.

Quer aprender a fazer EIVs de sucesso? A Master Ambiental lançou recentemente o curso de EIV na versão à distância. Saiba mais aqui. 

Comentários