Master Ambiental promove licenciamento de obras viárias no Rio de Janeiro

Grupo CCR contrata consultoria para licenciar viaduto de ligação entre Ponte Rio Niterói e Linha Vermelha

licenciamento de obras viáriasO grupo CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias), do Grupo Camargo Correa, contratou a Master Ambiental para promover o licenciamento ambiental de importantes obras viárias no Rio de Janeiro, ampliando a atuação da empresa de consultoria também naquele estado, além do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Atualmente, quem sai da Ponte Rio Niterói para a Linha Vermelha – principal via de acesso para o Aeroporto do Galeão e para a Rodovia Presidente Dutra, caminho para São Paulo, passa pela Avenida Brasil, enfrentando trânsito intenso. Com o viaduto que liga diretamente a Ponte Rio Niterói a Linha Vermelha, o fluxo na Avenida Brasil será desafogado. O viaduto terá extensão de 2,5 km, com data prevista para começar a obra no início de 2013.

Ponte-rio-niteroi-site1

O licenciamento ambiental do viaduto será realizado junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, pois o licenciamento ambiental municipal é embasado em convênio com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para descentralização do procedimento em empreendimentos de baixo potencial impactante.

O engenheiro civil e analista da Master Ambiental, Marcelo Zarife Macedo, destaca os benefícios provenientes do projeto. “O trecho que seria feito em mais de 15 minutos, hoje poderá ser feito em cerca de um minuto”, exemplifica.

Macedo ressalva que o projeto ainda está em estudo para previsão de impactos ambientais, mas adianta alguns requisitos que deverão ser seguidos. “A gestão de resíduos, um estudo sobre arqueologia e a medição de ruídos são medidas obrigatórias para o licenciamento”, cita. Dentre os aspectos enfatizados pelo engenheiro, o estudo arqueológico é necessário por se tratar de uma área histórica do Rio de Janeiro, a região portuária da Bahia da Guanabara.

Além dos requisitos do licenciamento, o grupo CCR possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com diretrizes definidas para basear procedimentos de controle ambiental a serem adotados durante a obra. Além da destinação adequada de resíduos gerados, a poda de árvores e eventuais intervenções nos recursos hídricos são questões reguladas pela política ambiental do grupo.

A Master Ambiental também será responsável por cuidar do licenciamento das obras de modernização da Via Lagos, que liga a cidade do Rio de Janeiro à região dos lagos, importante destino turístico do estado.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários