Master Ambiental cria jogo para treinamento sobre resíduos da construção civil

Dinâmica foi utilizada para a conscientização de cerca de 100 funcionários da Construtora BILD Empreendimentos em Araraquara, SP

Jogo para treinamento de Gestão de Resíduos da Construção CivilA educação ambiental nas empresas requer modos dinâmicos de abordagem que possibilitem o efetivo engajamento de colaboradores para a mudança de atitudes e processos em favor da proteção do meio ambiente.

No último dia 18 de outubro, em Araraquara, SP, a Master Ambiental realizou uma oficina para conscientização das equipes de duas obras da construtora Bild Empreendimentos. O objetivo do treinamento foi favorecer a colaboração, o trabalho em equipe, além de propiciar momentos diferentes aos operários das obras, transmitir conhecimento de modo dinâmico e participativo e leva-los a compreender a necessidade da separação adequada dos resíduos.

A oficina iniciou com uma exposição com informações impactantes que possam levar trabalhadores a repensar hábitos e atitudes do dia a dia, incentivando o consumo consciente de água e energia, ou mesmo reduzindo o desperdício de materiais que se transformam em resíduos. Após a abordagem inicial expositiva, foi realizado o jogo.

O jogo de Gerenciamento de Resíduos

O jogo imita a lógica de um jogo de tabuleiro, que é um grande banner colocado no chão. Além do tabuleiro de chão, é composto por cartas de perguntas e ações quando os jogadores são convidados a colocar em prática o conhecimento sobre a separação dos resíduos da construção civil.

Os “peões” são as pessoas que participam do jogo, que precisam jogar o dado “gigante” e acertar as perguntas e as ações para poder seguir em frente.

As perguntas e ações do jogo enfocaram a correta separação dos resíduos da construção civil conforme a legislação. Além de ensinar como é a classificação dos resíduos, as questões e ações fazem com que os participantes parem para pensar na mistura de resíduos, em dúvidas que possam ter, em bons exemplos e pontos de melhoria na gestão de resíduos no dia a dia da obra.

“O método utilizado pela Master Ambiental foi de fácil entendimento e constou de uma dinâmica que o objetivo era fixar a forma correta de segregar os resíduos nas obras, permitindo que os colaboradores respondessem perguntas e realizassem desafios relacionados à esse assunto, o que foi muito legal, pois possibilitou que todos interagissem com o tema abordado” comentou Tamirys Martineli organizadora do evento, do setor de sustentabilidade da construtora.

Antes de iniciar o jogo, os participantes também reconheceram um pouco sobre a Bacia Hidrográfica da região, por meio do Google Earth, identificando a bacia na qual está localizada a obra. Essa exposição lembrou a todos que a qualidade da água de uma região está ligada ao adequado controle ambiental das obras e da atitude das pessoas em suas casas, pois se um resíduo é jogado no chão, acaba poluindo o curso d’água mais próximo.

“O mais legal do jogo é ver o envolvimento das pessoas, é muito mais divertido do que ficar ouvindo alguém falar. Ainda mais que o perfil do público que são trabalhadores da construção civil e estão acostumados com um ritmo acelerado de trabalho, é preciso aproveitar essa energia, de forma que todos aqueles adultos puderam sair da rotina e brincar um pouco, aprendendo, é claro”, comentou Laila Menechino, educadora ambiental e uma das idealizadoras do jogo.

Educação Ambiental

A Master Ambiental possui uma equipe especializada em Educação Ambiental para atender às necessidades particulares de cada empresa. Os cursos e treinamentos são adaptados conforme a realidade da organização em que será aplicado. Essa particularidade faz os cursos da Master Ambiental serem únicos no mercado.

Saiba mais sobre Programa de Educação Ambiental e Plano de Comunicação Social:

 

Recentemente foi lançada a plataforma de cursos à distância da Master Ambiental e o primeiro curso disponível é o de Estudo de Impacto de Vizinhança. Saiba mais aqui.

Comentários