Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono em Pauta no Portal Conexão Agro

Produtividade e respeito ao meio ambiente na agropecuária, a Master Ambiental apoia essa iniciativa.

A Sustentabilidade ganha cada vez mais espaço na agropecuária brasileira. E existem experiências de ponta que são exemplos de sistemas de produção sustentáveis – e com lucratividade, a chamada Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono.

O Portal Conexão Agro realiza live com a participação de debatedores de renome para falarem sobre sistemas produtivos verdes: Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital, e Pelerson Penido o presidente do Grupo Roncador.

Leia mais

COP 22 deve detalhar acordo do clima

Ou pelo menos assim se espera que aconteça…

Aquecimento-global-2Pela vigésima segunda oportunidade, representantes mundiais signatários da Convenção sobre Mudanças do Clima reúnem-se com o desafio de entrar em um acordo sobre as regras para redução das emissões de Gases de Efeito Estufa. A COP 22, a conferência da ONU sobre o clima, vai até o dia 18 de novembro e mais de 15 mil pessoas participarão de evento. Desta vez em Marrakesh, no Marrocos, mas nesse papo ainda tem muita coisa, diria Caetano Veloso. Leia mais

5 ilhas do pacífico já desapareceram devido ao aumento do nível do mar

noticia-ilhas-desaparecemUm estudo publicado recentemente na revista científica Environmental Research conclui que cinco ilhas do Pacífico já desapareceram devido ao aumento do nível dos oceanos. O trabalho científico é uma das únicas provas concretas que confirmam as teses de que o mar está subindo.

Todas as cinco pequenas ilhas que foram sugadas pelo oceano estão na região das Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico. De acordo com os pesquisadores, elas tinham de um a cinco hectares e não eram habitadas por humanos. Leia mais

Ontong Java, um paraíso que pode desaparecer em breve

Ontong JavaPoucas pessoas já ouviram falar de um dos maiores atóis do mundo: Ontong Java, nas Ilhas Salomão. Mas o anonimato não conseguiu salvá-lo dos efeitos das mudanças climáticas. Inacessível por via aérea e visitada apenas esporadicamente por um navio de abastecimento, a comunidade de 3 mil habitantes espera salvar seu povo e sua cultura da elevação dos níveis do mar e das tempestades cada vez mais severas.

Leia mais

Nasa alerta aumento do nível do mar

Nasa alerta aumento do nível do marA Agência Especial Norte-Americana (Nasa) informou na quarta-feira, 26 de agosto, que o nível do mar subiu, em média, quase 8 centímetros em todo o mundo desde 1992 devido ao aquecimento global.

Um grupo de cientistas da agência apresentou os mais recentes dados sobre o aumento do nível da água do mar em todo o mundo – que foi, em média, 7,62 centímetros superior ao de 1992 –, apesar de o panorama variar em diferentes regiões. Em alguns casos, o nível chegou a superar os 22 centímetros.

Leia mais

2013 foi quarto ano mais quente desde 1880

2013 foi quarto ano mais quente desde 1880Em 2013, as temperaturas bateram recordes. O último ano foi, juntamente com 2003, o quarto mais quente registrado desde 1880, segundo o Centro Nacional de Dados sobre o Clima dos Estados Unidos. A média da temperatura anual foi 0,62 grau Celsius acima da média do século 20 (13,9 graus).

Segundo o estudo divulgado nesta terça-feira (21/01), o ano mais quente já registrado foi 2010, onde o aumento foi de 0,66 grau Celsius. Todos os 13 anos do século 21 registraram temperaturas acima dessa média. O segundo ano recorde de calor foi 2005, seguido por 1998.

Leia mais

Área equivalente a do Brasil pode estar degradada até 2050, alerta Pnuma

Área equivalente a do Brasil pode estar degradada até 2050, alerta PnumaO mundo pode ter 849 milhões de hectares (uma área equivalente ao território do Brasil) degradados até 2050 caso os padrões insustentáveis de uso da terra sejam mantidos. A conclusão consta no relatório Assessing Global Land Use: Balancing Consumption with Sustainable Supply, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), lançado na sexta-feira, 24 de janeiro, durante o Fórum de Davos, na Suíça.

Leia mais

Emissão de gases de efeito estufa no Brasil não teve redução efetiva em 2012, mostra estudo

efeito estufaO inventário do Programa Brasileiro GHG Protocol, estudo desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, mostra que, no ano passado, a emissão direta de gases que provocam o efeito estufa não teve redução efetiva. Foram emitidos 71,6 milhões de toneladas de gás carbônico. Houve queda de 35% no total de emissões em relação a 2011, mas isso ocorre porque uma grande organização que participava da pesquisa deixou de publicar seu inventário em 2012.

O programa, que completa cinco anos, conta com a participação de 106 organizações. Entre os setores com maior representatividade estão a indústria de transformação (35% das organizações), as atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (11%), a eletricidade e o gás (7%) e a construção (7%).

Leia mais

Inventário de emissões de GEE é diferencial na hora dos negócios

Em busca de novos clientes, mineradora de Colombo – PR recorre à consultoria da Master para elaboração de inventário

Inventário de emissões de GEE é diferencial na hora dos negóciosPara atender ao pedido de um cliente de primeira linha, a indústria de mineração de calcário, Irmãos Mottin Ltda localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba – PR, contratou a consultoria da Master Ambiental para elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEEs). O diagnóstico quantificou as emissões de gases causadores do efeito estufa pelas atividades da mineradora.

O processo produtivo da empresa, há cerca de seis décadas no ramo, envolve a exploração e beneficiamento de minérios com vistas à produção de cal e outros derivados, além do seu transporte e fabricação. Dentre os produtos comercializados, estão o calcário agrícola, a cal virgem, a cal hidratada, a cal de pintura e o cal fino.

Os responsáveis pela mineradora visualizaram na elaboração do inventário a possibilidade de atrair novos clientes. “A questão ambiental está em evidência, então a empresa que se preocupa em potencializar isso, muda seus procedimentos, investe no próprio negócio e contribui com o planeta”, ressalta o gerente da mineradora, Edson Mottin.

Leia mais

Alerta vermelho para mudanças do clima

Alerta vermelho para mudanças do climaJá em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), grupo dos mais reconhecidos especialistas de todo o mundo no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), concluiu que o aumento a partir de 2°C na temperatura média do planeta já ocasionaria mudanças significativas no clima global.

Efeitos como o degelo nas áreas polares e o aumento do nível dos oceanos, até a maior frequência e gravidade de eventos climáticos extremos e por consequência refugiados ambientais, seriam então sentidos – principalmente pelos países e pessoas mais pobres, sem recursos para prevenir e remediar tais problemas.

Leia mais