Para que serve a auditoria ambiental?

Para que serve a Auditoria Ambiental?

Você sabe para que serve a auditoria ambiental? Neste artigo queremos tirar as dúvidas mais comuns sobre o assunto. Vamos apresentar o que é a Auditoria Ambiental, quais são os tipos e qual o profissional é indicado para realizar esse estudo.

O que é a Auditoria Ambiental?

Auditoria Ambiental é um eficiente instrumento para encontrar eventuais descumprimentos da legislação ambiental e promover a melhoria contínua dos empreendimentos. A auditoria ambiental fornece informações para tomadas de decisões pela administração e melhoria dos controles e processos ambientais.

Por que é importante realizar uma auditoria ambiental?

Talvez você deva estar se perguntando qual a necessidade da realização da auditoria ambiental. A resposta para essa pergunta é simples: a auditoria ambiental é o início de um plano mais abrangente que leva o empreendimento a executar com regularidade as medidas necessárias para o cumprimento de suas responsabilidades, evitando a existência de passivos ambientais futuros.

Por meio da auditoria ambiental é possível rever os processos que estão sendo realizados e buscar a melhoria em cada detalhe das ações.

Quais são os tipos de Auditoria Ambiental?

A auditoria ambiental evidencia a qualidade da gestão da empresa. Existem três tipos de auditoria ambiental, são elas:  a auditoria ambiental para sistema de gestão ambiental, a auditoria ambiental conforme Resolução CONAMA nº306/2002 e a auditoria ambiental para relatório Due Dilligence conforme princípios do Equador.

A auditoria ambiental para sistema de gestão ambiental está prevista como um instrumento de gestão ambiental pela norma ABNT NBR ISO14.001:2015. Essa auditoria tem o objetivo de documentar, obter evidências e avaliar objetivamente o atendimento aos critérios estabelecidos no sistema de gestão ambiental implantado, garantindo assim a manutenção de todas as ações.

A auditoria conforme Resolução CONAMA nº 306/2002 deve ser realizada de dois em dois anos em portos, instalações portuárias, plataformas e refinarias. Para essa auditoria ambiental é necessário a presença do auditor líder certificado. Por isso, muita atenção na hora da contratação da empresa que irá realizar o estudo. É sempre bom verificar se o auditor é certificado como necessário.

Já a auditoria ambiental Due Dilligence resulta em um relatório de Avaliação Socioambiental que evidencia o atendimento aos requisitos e exigências estabelecidos nos Princípios do Equador. Os Princípios do Equador são um conjunto de critérios socioambientais adotados por instituições financeiras em nível mundial referenciados nos Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental da Internacional Finance Corporation(IFC) e nas Diretrizes de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Grupo Banco Mundial.

Qual profissional realiza a auditoria ambiental?

Para realização da auditoria ambiental é importante uma equipe multidisciplinar e a presença de um auditor líder certificado. A Master Ambiental conta com um Auditor Líder certificado de Sistema de Gestão Ambiental conforme a Resolução CONAMA nº306/02. Isso oferece maior suporte e segurança para as empresas que necessitam desse estudo.

Quer saber mais para que serve a Auditoria Ambiental ou precisa desse estudo? Entre em contato com nossos consultores. Estamos à disposição para te ajudar!

Conheça nosso portfólio

 

 

Comentários