Aeroporto de Maringá teve monitoramento ambiental

Pista de pouso inaugurada em Maringá teve consultoria da Master Ambiental

Considerada a 2º maior pista do Paraná, a obra contou com monitoramento ambiental diário

A pista recém inaugurada do aeroporto Silvio Name Junior, localizado em Maringá, PR contou com o serviço de monitoramento ambiental da Master Ambiental. As obras modernizaram a pista e o pátio e implementaram instrumentos de auxílio de navegações aéreas (pouso por instrumento ILS CAT I), garantindo maior segurança em operações sob condições de visibilidade reduzida.

Agora a pista conta com 2.380 m², 1950 metros de extensão da Taxiway, 12 posições de aeronave, podendo receber aeronaves de portes maiores, como o Boeing 767.

MONITORAMENTO AMBIENTAL DAS OBRAS

A obras iniciaram em 2019 e contaram com o monitoramento ambiental da Master Ambiental diário em atendimento ao Licenciamento Ambiental. A seguir algumas ações que foram desenvolvidas:

Movimentação do solo e proteção de drenagem: para o andamento da obra foi executado um projeto de terraplanagem e aterro. Para não causar erosão do solo, assoreamento e perda da qualidade da água nos rios, foram tomadas medidas de proteção do sistema de drenagem, como a utilização de mantas protetoras, diques e contenções.

Gerenciamento de resíduos: os resíduos da construção civil foram separados no local da obra, conforme a classificação da legislação, e destinados da forma correta

Controle de poeira: o movimento de solo e o trânsito de caminhões em vias sem pavimentação levantavam poeira. Para controlar essa poeira, um caminhão pipa ficou dispersando água e umidificou a estrada abaixando as partículas mais pesadas do ar.

Afugentamento e resgate de Fauna: nas áreas de intervenção, a fauna silvestre foi acompanhada por um biólogo. Para impedir que animais nativos corressem risco de acidentes, primeiro procurou afugentar o animal, para voltar a seu habitat. Quando animais da fauna silvestre fizeram uma “visita indesejada” ao canteiro de obras, a Força Verde foi acionada para devolver o animal a um ambiente natural protegido.

Treinamento para colaboradores: os trabalhadores envolvidos nas obras também foram treinados quinzenalmente, para adotarem no dia a dia a postura de cuidado e prevenção necessários para proteção ambiental e para que entendam na prática como fazer.

Comunicação Social: as obras do aeroporto contaram com um canal oficial de comunicação com as partes interessadas. Além disso, foram realizadas entrevistas para monitorar a ocorrência de impactos socioambientais na percepção da população vizinha às obras.

A importância do monitoramento de obra

O monitoramento ambiental se faz necessário para garantir o cumprimento de todos requisitos ambientais planejados em programas e planos ambientais. É por meio do monitoramento que é avaliado o andamento da obra e o atendimento a condicionantes das licenças ambientais.

Com o monitoramento é possível oferecer diretrizes para que a obra seja conduzida da melhor forma, reduzindo e mitigando impactos, além de garantir a execução e controle de cada ação.

Uma obra de grande porte, como essa do aeroporto Silvio Name Junior, tem a necessidade de um acompanhamento diário para garantir o cumprimento das ações propostas.

Quer saber mais sobre o monitoramento ambiental de obras? Entre em contato com nossa equipe. Nós podemos te ajudar!

Comentários