Toda poluição gera doenças

A legislação ambiental não protege animais em extinção; protege a nós mesmos

Fernando de Barros

Com freqüência, ouvimos críticas quanto à legislação ambiental brasileira. Uns dizem que são leis de primeiro mundo, impingidas ao Brasil, que até pouco tempo era do 3º mundo. Outros afirmam categoricamente que são as ONGs internacionais que querem prejudicar o desenvolvimento econômico do País.

A par destes comentários, é preciso ficar claro que durante o século XX o mundo se desenvolveu economicamente, porém hoje temos consciência que isto ocorreu sem nenhuma preocupação com o meio ambiente. Poluímos à vontade, o ar com nossas chaminés, nossos rios com nossos efluentes contaminados e nosso solo com lixões e outros resíduos perigosos que eram depositados sem nenhuma preocupação ambiental, além de destruir nossas florestas para usar a madeira na construção civil.

Passado o tempo, constatamos que esta poluição trouxe graves problemas à saúde das pessoas, com doenças pulmonares pela poluição do ar. Achávamos até normal que as pessoas fumassem colocando em seus pulmões a fumaça dos cigarros, sem se atentar que estavam na verdade destruindo seus pulmões, causando câncer e enfisema pulmonar.

E nossos rios? Tanta poluição fez com que nosso país fosse um dos campeões mundiais em doenças de veiculação hídrica, onde milhares de crianças morrem antes dos cinco anos, sem ter a oportunidade de viver a vida como nós. E os resíduos que contaminam o solo? Com a chuva, há a percolação dos líquidos que, ao atingir o lençol freático, poluem a água da nascente mais próxima.

Tem gente que acha que, quando se luta para reduzir a poluição, através das leis ambientais, estão querendo proteger o mico leão dourado. A legislação ambiental, ao proibir a poluição, está na verdade protegendo a saúde humana, tão atacada nas últimas décadas pela ação do homem. Na busca por conforto e melhor qualidade de vida, o homem na verdade introduziu no meio ambiente milhares de produtos químicos que estão afetando diretamente a saúde das pessoas.

Outro ponto a destacar é que, quando há poluição, há também perda de dinheiro, visto que uma queima mal feita gasta mais combustível e polui tanto das chaminés quanto do cano de descarga de nossos automóveis. Quando a poluição do solo é motivada pela disposição inadequada dos resíduos, em lixões ou aterros, estamos perdendo recursos financeiros, já que hoje resíduo é dinheiro. Xô poluição, xô doenças. A empresa que polui está cometendo crimes contra a população brasileira. É dura, mas é a pura verdade.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários