Promotor de Ibaiti alerta empresários sobre a Lei Nacional de Resíduos Sólidos

Foto Ibaiti PalestraA promotoria de Justiça da Comarca de Ibaiti, em parceria com o Município e com a Cooperativa de Coleta Seletiva de Ibaiti Ltda. (Coopersoli), promoveu uma reunião com dezenas de empresários da cidade para alertar sobre as responsabilidades estabelecidas pela Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o gerenciamento da destinação do lixo gerado pelas empresas comerciais. O evento aconteceu na última quinta-feira, dia 24, e foi motivado pelo lançamento do Projeto piloto de Coleta Seletiva, que contou com adesão de apenas duas empresas da cidade.

Na oportunidade, o promotor de Justiça, Ricardo Alessandro dos Santos, proferiu uma palestra sobre a “Responsabilidade dos Geradores de Resíduos Sólidos Urbanos” e teceu esclarecimentos sobre as implicações da referida Lei. Ele destacou que o Ministério Público é parceiro desta iniciativa de preservação ambiental promovido pelo Município, por meio da coleta seletiva, e conclamou a participação e o comprometimento dos empresários: “É importante que todos participem e se comprometam, pois temos que nos esforçar para reduzir o impacto ambiental que todos, de um modo geral, produzimos na natureza. A partir de 2014, conforme a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, não poderá mais existir os conhecidos ‘lixões’ e todos seremos obrigados a nos adequarmos às regras, especialmente as empresas, que são os principais geradores de resíduos sólidos. Essa obrigação deve ser compartilhada entre o poder público e a sociedade. Por isso, solicito a vocês, que compareceram nesta reunião, que transmitam as informações àqueles que não vieram, a fim de que todos se conscientizem e se comprometam com o projeto”, ressaltou.

A reunião foi encerrada pela analista ambiental Laila Menechino, da empresa de consultoria Master Ambiental que coordena a implantação do projeto de coleta seletiva em Ibaiti. Laila fez uma apresentação, em datashow, e palestrou sobre a estrutura e o desenvolvimento do trabalho.

Uma campanha de divulgação do projeto está sendo realizada com a distribuição de cartilhas e panfletos explicativos, e também com palestras proferidas aos professores e alunos de todas as escolas de Ibaiti.
Fonte: www.ibaiti.pr.gov.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários