Prédio Verde é destaque na Folha Imobiliária desta segunda-feira: Palhano Premium recebe primeiro selo Leed CS do interior do Paraná

A Master Ambiental foi a consultoria responsável pela obtenção do selo de construção sustentável para o Palhano Premium, que obteve o LEED Core & Sheell no nível Prata. Caio Dalla Zanna, coordenador do projeto na Master Ambiental, comenta que foi uma grande conquista, após anos de dedicação.

CONFIRA A REPORTAGEM DA FOLHA DE LONDRINA

O edifício comercial Palhano Premium, empreendimento assinado pela Vectra Construtora, recebeu no último 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) Nível Prata. Instalado na avenida Madre Leônia Milito, no Alto da Gleba Palhano, o edifício com 33 pavimentos e aproximadamente 30 mil m² de área construída, é o primeiro de Londrina a obter o selo. No interior do Estado, já são 15 as obras com a certificação, mas o Palhano Premium é o primeiro na categoria Core & Shell, que inclui áreas comuns, sistemas elétricos, hidráulicos, de refrigeração e fachadas do edifício.

Criado pela ONG norte-americana U.S. Green Building Council, o Leed é o principal selo de construções sustentáveis do mundo. O Brasil ocupa a 4ª. colocação mundial no ranking global de construções sustentáveis com a certificação Leed.

Para a concessão da certificação internacional em edificações sete dimensões são avaliadas: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovações e processos e créditos de prioridade regional). Todas elas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido, conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos (nível certificado) a 110 pontos (nível platina).

Entre os diferenciais de engenharia que o projeto do Palhano Premium oferece, como piso elevado, sistema de combate a incêndios com sprinklers, elevadores inteligentes que programam as viagens e regeneram a energia, certamente o Leed é um dos mais festejados pelos investidores.

Para o diretor da Master Ambiental, o engenheiro civil Fernando de Barros, a construção sustentável representa um novo paradigma para o setor e o Palhano Premium confirma que é viável projetar e construir edifícios sustentáveis. A empresa de consultoria foi responsável pela elaboração do processo de certificação desde o início do projeto.

O engenheiro Felipe Babugia, especialista em Leed da empresa de consultoria, explica que a certificação possibilita atestar o nível de sustentabilidade do projeto e construção de edifícios, reconhecendo de maneira transparente aqueles que de fato são sustentáveis. No processo, destacam os profissionais, todos saem ganhando: a construtora, os proprietários e locatários, bem como o meio ambiente e a sociedade como um todo.

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO

Considerado um dos impactos mais significativo na construção civil para o meio ambiente é o volume de resíduos produzidos. Por isso, durante a obra do Palhano Premium, 68% dos resíduos gerados foram reciclados – a média nacional é de 21%.

Depois de pronto, mantendo esse mesmo princípio, os usuários do prédio contam com um sistema de coleta seletiva com lixeiras sinalizadas e de fácil acesso para incentivar a correta separação dos resíduos.

USO DE ÁGUA E ENERGIA

Entre os fatores analisados está a capacidade de economia de água e energia do edifício pois, segundo o balanço energético nacional de 2017, mais da metade da eletricidade gerada no Brasil é consumida justamente nos edifícios. No caso do Palhano Premium, para economizar energia diversos critérios de eficiência energética foram adotados, como posição do edifício em relação ao sol, o sombreamento e escolha dos vidros nas janelas, além de eficientes sistemas de ar condicionado e iluminação. Uma simulação computacional termoenergética constatou que no edifício há uma redução de 25% no consumo de energia elétrica comparada a uma edificação padrão norte-americano, que já é mais eficiente que o nacional.

No quesito economia de água, no Palhano Premium a instalação de metais e louças de baixa vazão possibilitou uma redução de 34% do consumo. As plantas nos jardins e telhado verde são todas nativas, o que diminui a necessidade de rega, além de contribuir com a biodiversidade local. O sistema de instalado utiliza apenas água de chuva.

A qualidade do ar no ambiente interno do Palhano Premium é outro diferencial que melhora a produtividade para os ocupantes do prédio, graças à filtragem e renovação do ar interno que seguem exigentes padrões internacionais.

LOCALIZAÇÃO

A localização do prédio é mais um critério importante para ser considerado sustentável. Assim, instalado em um ponto estratégico, o edifício está muito próximo de serviços essenciais, como supermercado, academias, farmácias, restaurantes, escolas, bancos, posto de saúde, favorecendo deslocamentos a pé. Em seu entorno há diversos pontos de ônibus de várias linhas e ciclovia próxima. Para quem opta por ir trabalhar de bicicleta, o edifício oferece chuveiros, vestiários e bicicletário, facilitando o uso de modais alternativos de transporte.


Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários