Acordo setorial para embalagens recebe sugestões até novembro

Grande quantidade de contribuições exigiu ampliação do prazo de acordo setorial para embalagens
Acordo setorial para embalagens recebe sugestões até novembroEncerrada no último dia 15, a consulta pública de logística reversa para embalagens em geral foi estendida e continua disponível para sugestões até 20 de novembro. A medida foi necessária diante da grande quantidade de acessos e contribuições, que alcançaram 860 registros em um mês. Em um primeiro momento, a quantia é avaliada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que repassa para análise do Comitê Orientador para a Implementação da Logística Reversa (CORI).

“Essa ampla participação demonstra o grande interesse e envolvimento de todos os atores na implantação dessa cadeia”, destacou o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão. De acordo com ele, é essencial o engajamento desses vários atores com interesses distintos, necessidade que baseou a prorrogação do prazo.

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento social e econômico, caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios que viabilizam a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento. A lei definiu três diferentes ferramentas que podem ser usadas para a sua implantação: regulamento, acordo setorial e termo de compromisso.

Como proceder

Com o intuito de conferir transparência e publicidade ao processo, as sugestões devem ser feitas por meio do site Governo Eletrônico, endereço no qual irão permanecer disponíveis. O texto final do acordo será concluído pelo e assinado pelo MMA e demais proponentes. A minuta da proposta de acordo de embalagens em geral (para embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes já existem acordos específicos) é assinada por 20 entidades representativas da cadeia de embalagens.

Com a finalidade definir as regras para a implantação da logística reversa, o comitê é composto por representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agricultura e Abastecimento e Fazenda.

Fonte: Com informações do portal mma.gov.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários