Master Ambiental faz parceria com I9Gestão para certificações com base na ISO 14.001

A parceria agrega valor para as empresas que unem suas expertises em certificações a consultoria e engenharia ambiental

Parceria realiza certificações com base na ISO 14.001A Master Ambiental realizou parceria com empresa de consultoria e gestão especializada em certificação I9Gestão, para atuação conjunta no mercado. A parceria abrange projetos de implementação de certificação de Sistema de Gestão Ambiental – SGA com base na ISO 14.001 e projetos de Certificação Florestal – Selo FSC.

A parceria entre as empresas une o know how da Master Ambiental na área de engenharia ambiental e da I9Gestão em sistemas de certificação para que as empresas prestem serviços a clientes conjuntamente. Um motivador da parceria é justamente o objetivo das empresas de expandir seus negócios pelo Brasil, com foco na melhoria contínua e agregando diferenciais de qualidade graças à união da expertise das duas empresas.

Para a Master Ambiental, a parceria possibilita oferecer aos clientes um atendimento especializado para os projetos de certificação, com a segurança de que a empresa parceria já realizou diversas certificações, com resultados positivos.

SGA com base na ISO 14.001

A I9Gestão atua no mercado nacional desde 2010, possui ampla experiência em auxiliar clientes no processo de implantação e monitoramento e melhoria contínua de um Sistema de Gestão Ambiental – SGA conforme a ISO 14.001.

O consultor e economista Cleverson Forato, proprietário da I9Gestão, afirma que implementar um Sistema de Gestão Ambiental – SGA com base na ISO 14.001 “demonstra comprometimento com a sustentabilidade e agrega diferenciais competitivos”. Isso porque a certificação ISO 14001 trata da adequação da empresa como um todo.

Ele ressalva que, muitas vezes, o apelo do mercado leva aos empresários a tomarem atitudes sem direcionamento, com ações para gerar visibilidade apenas, sem efetivamente trazer proteção ambiental. Porém, para obter a certificação, é preciso demonstrar que as empresas realmente trabalham com responsabilidade ambiental.

Além de evidenciar a conformidade legal, o SGA com base na ISO 14.001 exige constante evolução no desempenho e uma gestão, preventiva, sem depender de sanções para tomar medidas. Gerenciar resíduos e reduzir consumo de recursos (água e energia) trazem resultados positivos à medida que reduz perdas e desperdícios, também minimizados com a constante manutenção dos equipamentos. “As ações direcionadas geram ganhos, tanto para as empresas como para a sociedade”, conclui o economista.

Na percepção do consultor, é mais comum a certificação ISO 14.001 para empresas do ramo industrial, mas não somente as grandes empresas procuram esse tipo de consultoria, sendo crescente a busca por certificações também entre pequenas e médias empresas.

Em média, o processo para a implantação do SGA leva cerca de doze meses, desde que a empresa esteja disposta a fazer eventuais adequações legais em sua planta. A adequação dos processos e atividades a legislação geralmente é o que mais toma tempo e recursos no processo de implantação do SGA, avalia o consultor.

Caso de Sucesso

A I9Gestão realizou projetos para diversas empresas do setor moveleiro de Arapongas, no Paraná, um polo industrial do segmento. Além de auxiliar desde o início a Nicioli Indústria de Móveis no processo de obter a certificação ISO 14.001, a I9Gestão atende também para a manutenção da certificação.

A indústria, com 300 funcionários, é certificada com base na ISO 14.001 desde 2006. O projeto da Nicioli iniciou com o interesse da diretoria em buscar a conformidade ambiental plena de sua planta fabril. “A diretoria queria ter tranquilidade na relação com o meio ambiente e com as partes interessadas”, comenta o consultor.

Mesmo com a dificuldade de adequação da planta fabril, por meio da reforma da estrutura física, em 12 meses, exatamente dentro do período previsto, o projeto foi concluído. Os funcionários foram treinamentos sobre os aspectos ambientais aplicáveis aos seus respectivos departamentos, sensibilização ambiental e preparação a emergências.

Os principais benefícios foram a melhoria na gestão dos resíduos e melhor aproveitamento dos recursos naturais, além da preparação para situações emergenciais. A indústria conquistou maior credibilidade junto à comunidade e órgãos ligados ao meio ambiente e hoje possui uma estrutura que garante sua conformidade ambiental.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários