Auditoria ambiental é garantia de bom negócio

Procedimento ganha espaço em empresa aliada ao meio ambiente

auditoria ambiental“Uma importante ferramenta na gestão empresarial”, define o engenheiro Fernando de Barros, responsável técnico da Master Ambiental, ao falar sobre a auditoria ambiental.

As auditorias ambientais voluntárias têm sido cada vez mais utilizadas para identificar previamente os eventuais descumprimentos ambientais. Como instrumento de gestão ambiental, o procedimento verifica sistematicamente as conformidades e não conformidades das atividades empresariais quanto à legislação.

A auditoria fornece a alta direção das empresas informações essenciais para aprimorar o controle de suas atividades. Por isso, quanto mais experiente a equipe auditora, mais ferramentas podem ser fornecidas à direção.

Para Barros, fazer uma auditoria pode garantir um bom negócio porque “a auditoria permite que executivos e diretores tomem conhecimento sobre a situação ambiental de determinada empresa e se sintam seguros para tomada de decisão”.

Os benefícios da auditoria são evidenciados por posturas como a da empresa de telecomunicações GVT, cuja sede administrativa de Curitiba, Paraná, passou por uma auditoria voluntária da Master Ambiental.

O engenheiro ambiental da GVT João Zeni conta que a contratação do serviço de auditoria ambiental externa faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa, que exige o pleno conhecimento sobre a situação ambiental do seu sítio, isto é, do local em que desenvolve as atividades empresariais. “Buscamos fazer a gestão de riscos existentes”, explica.

Segundo ele, a análise externa especializada propiciada pela auditoria é diferente da gestão realizada internamente porque a equipe externa observa pontos, muitas vezes, difíceis de identificar por quem está diretamente envolvido. “A auditoria trouxe respaldo para relatórios e questionários solicitados por clientes ou fornecedores”, afirma Zeni.

Além da GVT, a Master Ambiental já realizou auditorias ambientais para a Dori Alimentos, nos estados do Paraná e de São Paulo, para a eletromecânica Iguamec, em Cornélio Procópio, e para a Paraná Ambiental, em Cascavel, no Paraná, para o grupo Kepler Weber, em Panambi, Rio Grande do Sul e para as metalúrgicas Solano e Itaparts, ambas em Itapira, São Paulo.

Saiba mais sobre a Auditoria Ambiental, clique aqui.

Comentários