logo-maua-serra

Prefeitura de Mauá da Serra – PR

logo-maua-serraCom 8.555 habitantes (IBGE, 2010), a prefeitura de Mauá da Serra contou com a consultoria da Master Ambiental para a implantação da Coopermauá – Cooperativa de Trabalhadores de Resíduos Sólidos de Mauá da Serra.

O projeto foi realizado conforme as diretrizes da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e envolveu a conscientização da população sobre como separar os resíduos por meio de campanhas de educação e comunicação. Além de gerenciar a implantação do sistema de coleta seletiva, a Master Ambiental realizou o projeto de compostagem para resíduos orgânicos.

Formada por catadores avulsos de materiais recicláveis e pessoas de baixa renda, a cooperativa contribuiu para geração de novos postos de trabalho e melhorou a qualidade de vida de catadores de materiais recicláveis, oriundos do antigo lixão e das ruas.


Saiba mais sobre a Consultoria da Master Ambiental

Prefeitura de Apucarana

PREFEITURA DE APUCARANA – PR

Prefeitura de ApucaranaA Master Ambiental realizou o PCA – Plano de controle Ambiental do Parque Municipal da Redenção da Prefeitura de Apucarana.


Saiba mais sobre a Consultoria da Master Ambiental

Prefeitura de Ortigueira

PREFEITURA DE ORTIGUEIRA – PR

Prefeitura de OrtigueiraCom uma população de cerca de 25 mil pessoas, o município de Ortigueira se localiza na região dos Campos Gerais paranaense.

A Master Ambiental realizou o PGIRS – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Ortigueira.


Saiba mais sobre a Consultoria da Master Ambiental

Prefeitura de Ibaiti

PREFEITURA DE IBAITI – PR

Prefeitura de IbaitiA Master Ambiental realizou o PGIRS – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – e está implantando a Coleta Seletiva no Município de IBAITI.

COLETA SELETIVA DE IBAITI

A sua atitude faz a diferença

A Master Ambiental foi contratada pelo Município de Ibaiti, no norte pioneiro, para gerenciar a implantação da coleta seletiva em toda a cidade. O projeto de coleta seletiva, iniciado no final de 2011, visa a adequar a coleta pública de resíduos aos parâmetros da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

A coleta seletiva de Ibaiti baseia-se na segregação dos resíduos pela população em três tipos, possibilitando a triagem e comercialização dos materiais recicláveis por uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis; a compostagem dos resíduos orgânicos para produção de adubo e a minimização dos rejeitos aterrados, que são aqueles resíduos sem viabilidade para reaproveitamento ou reciclagem.

Para tanto, o trabalho da Master Ambiental inclui desde a identificação e capacitação de catadores de rua e organização da cooperativa até a estruturação da logística de coleta, realização de palestras e elaboração da campanha de divulgação do sistema para toda a população. A Master Ambiental também realiza os projetos arquitetônicos de barracões para operação da cooperativa e do sistema de compostagem, estruturas necessárias para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis e orgânicos, respectivamente.


Saiba mais sobre a Consultoria da Master Ambiental

Prefeitura de Ibiporã

PREFEITURA DE IBIPORÃ e SAMAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto

Prefeitura de IbiporãA Master Ambiental realizou:

 

Sistema de coleta e separação de lixo de Ibiporã Solução ambiental para o lixo de uma cidade

A Master Ambiental foi responsável pela elaboração do programa de coleta seletiva de Ibiporã, incluindo a campanha de implantação do novo sistema até o monitoramento, que já dura mais de dois anos e possibilita mensalmente a obtenção de indicadores de desempenho da segregação dos resíduos pela população. Com planilhas padronizadas são anotados diariamente os pesos de cada tipo de coleta para cada setor coletado

Antes do sistema de coleta seletiva, o aterro controlado estava com capacidade esgotada, praticamente todo o lixo chegava misturado e havia forte cobrança do Ministério Público para adequação.

Em setembro de 2009, o SAMAE de Ibiporã, órgão gestor de resíduos no Município, contratou empresa terceirizada e assinou um Termo de Referência em conjunto com órgãos ambientais e Ministério Público para a realização de coleta seletiva em recicláveis, orgânicos e rejeitos. A cidade foi dividida em 3 setores e os 3 tipos de coleta foram inseridos em programação alternada.

A Master Ambiental também foi responsável pelo Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS), com a publicação de uma Política Municipal de Resíduos Sólidos (Lei Municipal nº 2.449 de 18 de abril 2011), já em consonância com as exigências da Lei 12.305/2010. A Lei Municipal torna expressamente obrigatória a segregação dos resíduos e estabelece a responsabilidade privada dos grandes geradores de resíduos sólidos.

Assista ao Comercial do Programa de Coleta Seletiva implantado em Ibiporã.


Saiba mais sobre a Consultoria da Master Ambiental

 

Prefeitura de Maringá

PREFEITURA DE MARINGÁ – PR

Prefeitura de MaringáA Master Ambiental está realizando os seguintes Projetos Ambientais para o Programa de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Maringá:


Saiba mais sobre a Consultoria da Master Ambiental