Aprovado em Goiânia Estudo de Impacto de Vizinhança do Nexus, complexo imobiliário de destaque nacional

O Nexus Shopping & Business foi considerado o maior complexo imobiliário em lançamento no Brasil em 2015

Localizado na Avenida 85, Avenida D e Rua 143A, lote 01/01A da Quadra D-12, no Setor Marista, em frente ao monumento Latif Sebba, o empreendimento  será um marco arquitetônico importante para o Município de Goiânia, uma nova referencia de uso misto, com salas comerciais, Shopping Center, lajes corporativas e hotel com espaços para eventos sociais e corporativos.

Contratada pela Construtora Consciente, empreendedora deste projeto, a Master Ambiental elaborou o Estudo de Impacto de Vizinhança aprovado pelo Comitê Técnico de Análise de Uso e Ocupação do Solo da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, em março de 2018.

Como é obrigatório em Goiânia, o EIV incluiu pesquisa de opinião com 400 pessoas na área de influência em um raio de dois quilômetros no entorno do empreendimento. Questionados sobre a aceitação do empreendimento,
74% dos entrevistados responderam positivamente e 26% responderam que não aceitariam que empreendimento fosse implantado.

Dentre as motivações das pessoas que opinaram favoravelmente, 99 destacaram a facilidade de acesso a supermercado e lojas, serviços e lazer e 76 entrevistados apontaram que haverá um desenvolvimento e valorização da região, dentre outros motivos.

O EIV destacou que o objetivo é causar o mínimo de transtorno possível para a vizinhança durante a obra. O projeto atende integralmente às exigências quanto ao uso do solo, como número de vagas de estacionamento, entre outros parâmetros urbanísticos.

O proprietário da Construtora Consciente, Ilésio Inácio, destacou a contribuição da Master Ambiental. “Era um processo que tinha questionamento, mas da forma que a Master Ambiental elaborou e conduziu o trabalho, com envolvimento da sociedade, foi muito bem recebido, tanto pelo conteúdo como pela abordagem, foi um encaminhamento muito bom, que colaborou muito com o empreendimento”.

“O processo de aprovação foi muito transparente, com duas audiências públicas, os interessados puderam tiver dúvida e acesso as informações do empreendimento como total publicidade”, destacou o coordenador do projeto na Master Ambiental, Caio Dalla Zanna.

Com o objetivo de valorizar o monumento Latif Sebba e compensar a alteração da paisagem, o empreendedor adotará o paisagismo da praça, segundo diretrizes da Prefeitura.

Atualmente em construção, a previsão é entrar em operação em 2020.

o 3 torres: 92 salas comerciais distribuídas em 31 pavimentos, 53 lajes corporativas distribuídas em 27 pavimentos, hotel com 192 unidades, espaço para eventos e convenções com capacidade para 598 pessoas, além de três pavimentos do Mall com mais que comportará mais de 140 lojas.

O investimento é orçado em cerca de R$ 600 milhões, um dos maiores empreendimentos privados do Centro-Oeste do país.

A Master Ambiental também é responsável pelo RIT – Relatório de Impacto de Trânsito, em elaboração.

Construção Sustentável

A construção das lajes coorporativas, uma das torres do Nexus Shopping & Business, busca a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design. Por isso, todo o canteiro de obras segue práticas de sustentabilidade.

Iluminação natural, conforto térmico, redução no consumo de energia elétrica, sistema de refrigeração ecoeficiente, reutilização de águas cinzas, são alguns dos diferenciais sustentáveis.

Um dos objetivos é reduzir, no mínimo, 40% do consumo de água potável.

Outro exemplo de conduta sustentável é que toda e qualquer carga e descarta de materiais é realizada dentro do canteiro de obras, evitando a permanência de veículos, manobras ou depósito de materiais nas vias públicas e transtornos ao trânsito de veículos e pedestres. As rodas dos caminhões são lavadas ao sair do canteiro de obras. A medida garante a redução de impactos ambientais e de vizinhança como poeira, sujeira nas ruas, dificuldade de transitar em calçadas, congestionamentos, entre outros.

A calçada do empreendimento possui piso tátil e faixa permeável de grama. No canteiro de obras, há ainda uma sala de aula destinada à alfabetização e treinamentos dos trabalhadores.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários