O verdadeiro vilão dos vendavais

vendavaisO Município de Londrina, no norte do Paraná, enfrentou ventos de mais de cem quilômetros por hora no último domingo, com sérios danos devido à queda de aproximadamente duzentas árvores, além de galhos sobre carros, telhas, muros e obstruindo as ruas e calçadas.

Quando acontecem problemas como esse, as árvores urbanas logo caem na boca do povo. Mas é preciso considerar que tais problemas são ocasionados por falta de planejamento na arborização, o que significa que árvores erradas estão plantadas no lugar errado.

Vendavais e tornados se intensificam no Brasil. Uma possível causa apontada por pesquisadores tem sido a própria expansão urbana, que forma ilhas de calor nas cidades. As diferenças bruscas de temperatura no ar provocam o movimento dos ventos. Por outro lado, a evapotranspiração das folhas das árvores libera gotículas de água no ar, o que contribui para refrescar a temperatura, do mesmo jeito que aqueles ventiladores com vapor d´água refrescam restaurantes e lojas no verão.

Assim, a arborização urbana tem um forte impacto ambiental positivo com a diminuição das ilhas de calor urbanas. Bairros bem arborizados têm temperatura em média 10 graus menores que outros sem árvores. Além do esfriamento do ar pela evapotranspiração, a parte de cima das folhas absorve o UV antes que se transforme em infravermelho ao tocar o concreto da cidade. E o asfalto sob a sombra de uma árvore é em média 15 graus menos quente.

Ou seja, as árvores não causam vendavais e sim trabalham para evitar suas causas. Além disso, com suas estruturas, rígidas perto do chão e gradativamente mais flexíveis até a ponta dos galhos, as árvores bloqueiam, absorvem e diminuem a força do vento, direcionando a energia mecanicamente para o solo por meio das raízes.

Portanto, não é a existência de árvores que causa tanta destruição nos vendavais, mas a falta delas que potencializam fenômenos de ventos fortes nos áreas urbanas. Como fazer então para evitar destruição como ocorreu em Londrina no último vendaval. Plantando a árvore certa no local certo.

Raízes mais fortes

A principal razão da queda de árvores urbanas é o tamanho reduzido de suas raízes – que precisam “respirar” para crescer e se manterem vivas, retirando o oxigênio existente no solo e liberando CO2.

A água da chuva que penetra no solo carrega o dióxido de carbono e areja o solo, permitindo que as raízes continuem crescendo metros abaixo. Mas, a cidade é excessivamente impermeabilizada. Com concreto das calçadas e asfalto das ruas, a água da chuva não penetra no solo e as raízes das árvores ficam sem “respirar”. Ou quebram as calçadas em busca de oxigênio, ou ficam frágeis, pouco extensas e superficiais. Não há ancoragem suficiente para suportarem o peso dos troncos, galhos, flores e frutos, ainda mais quando venta forte.

Além disso, árvores isoladas sofrem mais com vendavais, assim como árvores na borda das matas também sofrem esse impacto do vento. A existência de mais árvores faz com que a absorção ocorra de forma gradativa entre os vários indivíduos.

Deixar áreas de infiltração na calçada maiores em torno do tronco e plantar a árvore de porte adequado para o tamanho da calçada, além de utilizar pisos drenantes, permite a passagem da água da chuva para o solo, garantindo a troca gasosa e maior estabilidade para a árvore.

Por sua vez, os municípios devem elaborar diagnósticos e planos de arborização urbana para promover soluções inteligentes para as cidades pararem de destruir seu patrimônio verde como forma de “evitar acidentes” em caso de vendavais.

Master Ambiental presta consultoria para elaboração de Plano de Arborização Urbana Municipal! Clique aqui!

Comentários