Um grande aliado

Contamos com a participação efetiva do produtor na proteção das matas e das nascentes

Por Fernando de Barros

A agricultura e a pecuária nacional são um exemplo para todo o mundo. A produtividade de nossa agricultura está aumentando de forma extraordinária, na soja, no milho, no trigo – enfim, em tudo que o agricultor brasileiro atualizado e moderno se aventura, ele dá show de bola. A pecuária também está avançando, ao deixar para trás a velha receita do “gado sanfona”, aquele que engorda no verão e perde peso no inverno com os pastos ralos. Agora, usa o semiconfinamento no inverno para que o gado continue ganhando peso mesmo nesta estação de pouca chuva.

Os resultados do confinamento do gado também impressionam. Com alimentação balanceada, ganha-se mais de 1,5 kg por dia. Pena que ainda temos uma quantidade expressiva de pastos degradados – fruto, por um lado, da falta de iniciativa de alguns proprietários rurais e, por outro, da falta de bons financiamentos para adubo e fertilizantes. Os insumos, muitos deles importados e caros, desencorajam o produtor a reverter a situação da qualidade do solo de sua propriedade.

Expostos ao sol e à chuva, ao inverno e às geadas, o agricultor brasileiro vive de esperança de que o amanhã será melhor e continua a acreditar em seu oficio, fazendo com que nossa balança de pagamentos penda para o positivo pela força das exportações de alimentos, sem falar na ajuda expressiva do setor para o crescimento do PIB.

Toda esta pujança e força de trabalho estão lado a lado com nossos rios, nascentes e florestas. Nossos agricultores devem ser nossa força ambiental, pois não há ninguém tão perto da natureza quanto eles. Temos que dar informações aos agricultores de como regularizar ambientalmente suas propriedades e remunerá-los pela proteção de nossas águas.

Com informações corretas, o produtor terá condições ele mesmo de regularizar mais de 70% das questões ambientais em sua propriedade, como a outorga pelo uso da água, a bacia de contenção sob o tanque de diesel, a separação correta dos resíduos, a eliminação das fossas negras, e assim por diante.

A proteção de nossa água é vital para a agricultura, que precisa cada vez mais da água pura para sua produção. E água em quantidade e qualidade só é possível com mata ciliar e proteção das nascentes. Os produtores rurais devem ser remunerados pelo serviço ambiental que prestam a toda a sociedade.

Produtor rural: contamos com sua participação ativa para proteger nossa natureza. As futuras gerações agradecem antecipadamente. Para elas, isto significará melhor qualidade de vida.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários